O Rio Grande do Norte tem 63 novos árbitros de futebol diplomados. A Escola de Formação de Árbitros de Futebol do RN (EFAF-RN) realizou a cerimônia de formatura da turma 2024 na Arena das Dunas na presença do diretor da EFAF-RN, Francisco Honório de Lima Filho e do presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN), Cel. Ricardo Albuquerque.
A estrutura curricular da formação compreendeu 230 horas, com aulas teóricas, práticas e estágio. Entre os instrutores, membros do quadro estadual da CEAF-RN, CBF e FIFA. “É um orgulho olhar para trás e ver a evolução de cada aluno, tanto em campo como fora dele. Agora estão aptos a comandar jogos de futebol, disseminar o conhecimento aos colegas e fortalecer o esporte norte-rio-grandense”, parabenizou Francisco Honório.
“Hoje me sinto muito realizada em representar muitas mulheres, em saber que posso fazer parte disso e ser uma árbitra profissional. Sei que não é fácil, mas estou preparada para um futuro próspero, que é o futuro da arbitragem”, comentou Silvânia Moura, formanda da EFAF-RN.
“Estou muito feliz em ter finalizado o curso da EFAF-RN e muito ansioso para começar a trabalhar como árbitro profissional. Daqui pra frente, quero trabalhar em muitos jogos, galgar meu espaço na CEAF-RN, logo depois a CBF, e quem sabe um dia, usar o escudo da FIFA no meu peito”, comemora Ícaro da Paixão, formando da EFAF-RN.
Os novos árbitros estão em fase de avaliações da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN). Os aprovados poderão atuar em competições promovidas pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol em 2025.