As águas que banham Natal fazem parte da cultura e do cotidiano dos moradores que transitam da zona norte à zona leste e as paisagens típicas do dia-a-dia imergem nas belezas naturais do Rio Potengi e das praias que manifestam sua grandeza em meio ao concreto e a vida corrida na cidade. Apesar disso, a arte também surge entre o cotidiano, pois na exposição “Potengy às margens do Rio Grande”, 16 fotógrafos exibem a beleza do rio Potengi por meio de imagens.
“A exposição desempenha um papel fundamental ao destacar a importância histórica, econômica e ambiental do rio que deu nome ao nosso estado, o Rio Grande do Norte. Essa exposição é uma celebração da arte da fotografia que captura a beleza única do nosso amado rio, destacando sua beleza vital e a sua importância na identidade cultural do nosso povo”, afirma a fotógrafa Sônia Regina de Macêdo, curadora da exposição.
Para o presidente do Poty Foto Clube, Delson Cursino, a exposição é uma excelente oportunidade para que os membros do fotoclube possam mostrar diferentes versões das belezas da extensão do Rio Potengy. E acrescenta que o pôr do sol no Potengi é uma das cenas que compõem a hora mágica entre luz, águas, vegetação e outros elementos que o click fotográfico possa capturar. “A beleza do rio estará exposta nas várias fotografias, nos diferentes ângulos e em busca da harmonia fotográfica”, destacou.
Já o fotógrafo Flávio Rezende, traz uma fotografia da ponte Newton Navarro, focando no encontro do rio com o mar, num momento que ele definiu como ‘mágico de intenso azul’. Flávio destaca a importância do rio Potengi como ‘ícone’ da cultura e história potiguar, valorizada pelas lentes de seus artistas.
“O rio Potengi é indissociável da cidade, por isso é alvo positivo de ações culturais, e a nossa exposição é mais uma que visa louvar este santuário potiguar”.
Potengy às margens do Rio Grande
A medida que o sol se põe, a força da natureza e da arte dá espaço à contemplação das fotografias feitas pelos fotógrafos do Poty Foto Clube, Alberth Klinsmann; Alex Gurgel; Delson Cursino; Eleonôra Marques; Flávio Rezende; José Adail; Jussier Lourenço; Karl Leite; Luiz Dias; Marcos Cavalcanti; Máurison Silva; Noélia Alves; Severino Neto; Sônia Macêdo e Verônica Torres. A abertura da exposição é no dia 8/11, às 18h30, no Iate Clube do Natal, em Santos Reis.