Trio Irakitan
Trio da cidade do Natal/RN fundado em 1950. Formado por João Manoel de Araújo Costa Netto “Joãozinho”, Edson Reis de França “Edinho” e Paulo Gilvan Duarte Bezerril “Gilvan”.
O Trio viajou para Recife em 1950, atuou na Rádio Clube de Pernambuco e fez excursão nos Estados do Norte do Brasil. Após excursionar pelo país, empresariado por Índio do Brasil, o Trio Irakitan, em 1951, realizou shows nas Guianas Inglesa e Holandesa e nas ilhas de Trindade e Tobago. No ano seguinte, realizou shows em Caracas (Venezuela) e Bogotá (Colômbia).
Excursionou, em 1953, pela América Central: Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e México. Ficou um ano no México atuando em shows, televisão e clubes noturnos, além de participarem do filme mexicano “Lleva me en tus brazos” (1953).
O Trio voltou ao Brasil em 1954, via Belém do Pará. Chegou a Natal para a merecida homenagem pelo sucesso no exterior, desfilando em carro aberto. Integrou, em 1958, a caravana oficial Os Brasileiros, com Abel Ferreira, Guio de Morais e Dimas da Bateria, cumprindo a Lei Humberto Teixeira – divulgar a música brasileira no exterior. A caravana excursionou pela Inglaterra, Bélgica e Portugal, permanecendo trinta dias na França, onde se apresentaram ao lado de Edith Piaf, no Teatro Olímpia – Paris. Com o falecimento de Edinho, em 1965, líder musical, o Trio passou por várias formações até a morte de dois integrantes de sua última formação: Edildécio Andrade (Edil), que faleceu em vinte e um de junho de 2009 e Gilvan, em dezesseis de outubro de 2010. Mesmo após a morte de Gilvan, ainda há a presença potiguar no grupo, através de Edilson Andrade (irmão de Edil), que fazia parte da última formação e é cidadão norte-rio-grandense.
Edilson reside no Rio de Janeiro/RJ.
Discografia:
São cento e quarenta e nove discos e mil setecentas e vinte e uma gravações catalogadas no Instituto Acervo da Música Potiguar – AMP.
Trio Irakitan e Luiz Gonzaga:
• Asa Branca, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, LP As Vozes e Ritmo do Trio Irakitan, 1957;
• Asa Branca, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Compacto Duplo Brazilian Beat 1 By Os Brasileiros, 1958;
• Baião, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, LP As Vozes e Ritmo do Trio Irakitan, 1957;
• Feira do Gado, Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Inédita (Gravada em um programa de rádio, em Fita Cassete), 1956;
• Mangaratiba, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, LP As Vozes e Ritmo do Trio Irakitan, 1957;
• Siridó, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, LP As Vozes e Ritmo do Trio Irakitan, 1957.
Com Informações Livro: Luiz Gonzaga e a Música Potiguar – Leide Câmara.
Foto: Reprodução/Internet
Pesquisa e edição: Ricardo Tersuliano – Historiador Independente – e-mail: ricardotersuliano.iaphacc@gmail.com – Colaborador do Jornal Diário do RN.