A rede estadual de educação deu as boas-vindas aos estudantes para mais um ano letivo repleto de aprendizado, crescimento e oportunidades na manhã desta segunda-feira(04). Marcando o simbolismo do momento, a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer realizou a abertura oficial na escola estadual União do Povo, localizada em Cidade Nova, bairro de Natal (RN).
Em um espaço novo, com salas de aula climatizadas, biblioteca, cozinha ampliada e com projeto de jardinagem que torna o espaço de convivência mais acolhedor, os estudantes da escola estadual União do Povo foram recepcionados com música, abraços e muita alegria.
Por todo o Rio Grande do Norte, as unidades de ensino abriram duas portas a partir das 7h para acolher seus estudantes. “Muito bom voltar para as aulas e ver tudo tão arrumado. Terei, pela frente, um ano de muito estudo”, destaca Maria Eduarda, estudante do 9º ano do ensino fundamental.
Cumprindo os 200 dias letivos, as aulas que iniciaram neste 4 de março seguirão até o dia 23 de dezembro. Após essa data, serão realizados os exames finais, também previstos no calendário letivo.
Direto do pátio da escola estadual União do Povo, a secretária de Educação do RN, em transmissão ao vivo para toda a rede estadual de educação, falou sobre os desafios, os aprendizados e as conquistas que 2024 representará para o ensino potiguar. “Estamos diante de uma janela de oportunidades. Registramos avanços significativos em áreas estratégicas. Dobramos a matrícula da educação especial, avançamos no número de escolas em tempo integral, tivemos um crescimento recorde na educação profissional. A escola é a protagonista de tudo isso. Nosso trabalho é para fortalecer esse momento”, frisou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
À medida que os estudantes ocupam seus lugares nas salas de aula, o sentimento de otimismo se faz presente em cada escola, reafirmando a importância da educação como instrumento de transformação social e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O momento é de celebração para a comunidade escolar, que vê na retomada das aulas a oportunidade de fortalecer os laços de aprendizado e convivência.