O programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado vem alcançando êxito no Rio Grande do Norte. Maria Igracilene Pereira, moradora da região Seridó, de 38 anos, teve sua histerectomia e mais outros três procedimentos em conjunto realizados no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, fazendo parte dos 89.605 procedimentos feitos no RN em 2024. O número é recorde absoluto da série histórica apurada desde 2014.
“Foi tudo rapidinho. Quando eu marquei a consulta, não demorou nem dois meses para marcar a cirurgia. Fui muito bem atendida, não me faltou nada. Tive uma ótima recuperação, no retorno fui bem atendida e bem avaliada pelo o médico que fez minha cirurgia”, disse.
O estado teve um aumento de 17% em relação ao ano anterior – quase 13 mil cirurgias a mais que em 2023, quando o estado havia alcançado o marco de 76.619 procedimentos. Essas conquistas foram viabilizadas por meio do Programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde 2020 e financiado pelo Governo do Estado, bem como através do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), lançado pelo Ministério da Saúde. Somados, os programas representaram um investimento de R$ 46,5 milhões na melhoria do acesso às cirurgias para a população potiguar.
Os números foram apresentados pela gestão da Sesap durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (24). “Esse é o resultado de um trabalho conduzido por muitas mãos, com o objetivo de dar mais saúde, dignidade e qualidade de vida ao povo potiguar. O nosso desafio para 2025 é fazer com que a quantidade de cirurgias cresça ainda mais”, destacou a secretária-adjunta Leidiane Queiroz.
A realização de cirurgias colocou o RN também em destaque no cenário nacional. O estado foi o líder no ranking nacional de eletivas de alta complexidade, com base na população residente por estado, e o 5º lugar geral e o 1º do Nordeste em cirurgias de média complexidade.