“Está muito cristalizado entre Carlos Eduardo, Natália Bonavides e Paulinho Freire. Tem outros pré-candidatos legítimos, mas esses três são os que estão com mais condições de competitividade para a sucessão do atual prefeito Álvaro Dias. Esse cenário deve se manter até as eleições”, afirmou o vereador de Natal, Raniere Barbosa (sem partido), ao fazer uma avaliação sobre o quadro atual da corrida pela sucessão municipal na Capital, nesta segunda-feira (6). Para ele, dos três, Paulinho é o que mais se destaca e está pronto para comandar o município.
“O que está no cenário proposto é o ex-prefeito Carlos Eduardo, que está muito bem nas pesquisas; o deputado Paulinho Freire, que é o que mais agrega os partidos políticos e a corrente de aliados e a deputada Natália Bonavides, a candidata da governadora. Está cristalizado entre esses três candidatos. A política é muito dinâmica. Pode aparecer um fato novo, de chegar um novo candidato até de forma emergente, porém, eu acho muito difícil”, garantiu.
Ao avaliar o quadro que está sendo desenhado para a sucessão municipal em Natal, Raniere Barbosa, que pertence à bancada governista na Câmara de Natal e é da base de apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire, classificou o deputado federal como possuidor de um perfil administrativo totalmente apto para comandar a prefeitura da maior cidade do Rio Grande do Norte.
“De conhecimento, ele está apto e muito para ser o prefeito de Natal. Paulinho é uma pessoa que transita bem em todos os partidos políticos. Exemplo e que ele é o condutor do União Brasil, junto com o presidente do partido, José Agripino Maia, que tem cinco vereadores de mandato”, afirmou, em entrevista à TV Ponta Negra.
O vereador afirmou que houve uma conversa entre os pré-candidatos a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com o presidente estadual do União, o ex-senador José Agripino Maia, recentemente.
“Houve uma conversa do ex-prefeito com o ex-senador e Paulinho. Isso demonstra a articulação de Paulinho, que, candidato ou não, a sucessão em Natal passará pelas suas mãos, para ele dar apoio ou ser candidato. Ele está habilitado a ser e está candidato e tem o conhecimento dos problemas da cidade”, disse.
Para o vereador, Paulinho possui um poder agregador alto e citou como exemplo o papel exercido pelo parlamentar federal na reunião promovida pelo senador Rogério Marinho (PL), em sua residência em Brasília, para tentar articular uma “chapa da direita” para Natal em 2024.
“Foi para convidar Paulinho a ser o candidato de centro-direita”, disse ele, apesar de Rogério Marinho e os pré-candidatos do PL, os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves, representarem a extrema-direita bolsonarista no RN.
O vereador falou ainda sobre os partidos que estão “acompanhando” a pré-candidatura do deputado federal. “O PSDB, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, tem cinco vereadores, todos eleitores de Paulinho; o PP tem o presidente da Câmara Municipal e todos são de apoio a Paulinho; além de termos, como eu, vereadores que não são integrantes de nenhum partido, no momento, mas que também somos da base aliada a Paulinho, mesmo sendo da base da bancada do prefeito Álvaro Dias”.