Nem Neymar e muitos menos Modric, a final da Copa do Mundo, neste domingo (18), no Catar, vai ficar marcada pelo duelo entre dois craques de gerações bem diferentes. De um lado, Lionel Messi, 35 anos, seis vezes eleito melhor jogador do planeta e que busca o seu primeiro título mundial pela Argentina. Do outro, o jovem Mbappé, de apenas 23 anos e que vai lutar pela segunda conquista consecutiva com a camisa da seleção francesa.
Apesar de serem colegas de time desde 2021 no Paris Saint Germain, a briga para ver quem será o craque da competição está aberta e vai depender da última atuação no estádio Lusail, em Doha. A disputa pelo prêmio da Fifa é muito equilibrada e já começa pela artilharia, ambos possuem cinco gols marcados na Copa.
Mas quem está acompanhando os jogos da Copa, sabe que Messi está mostrando tudo o que sabe e um pouco mais. Ele já tornou-se o maior artilheiro com a camisa da Argentina, com 11 gols, ultrapassando Batistuta e foi eleito o melhor da partida contra México, Austrália, Holanda e Croácia. Seu grande objetivo é encerrar o ciclo na seleção com o título que falta na carreira. É a quinta Copa do camisa 10 e a jornada já foi até batizada como o “Último Tango de Messi”.
Só que essa disputa não será fácil. Do outro lado está o jovem Mbappé, de apenas 23 anos, com duas finais de Copa do Mundo, um título em 2018 e a impressionante marca de nove gols no geral. Diante da pouca idade e do ritmo extremamente ofensivo, o craque francês tem pelo menos mais duas Copas pela frente e a chance de tornar-se o maior artilheiro, superando as marcas de Ronaldo Fenômeno (15 gols) e Klose (16).
O artilheiro da França já anotou cinco gols no Catar e superou a marca da Copa da Rússia, em 2018, quando com 19 anos, marcou quatro gols decisivos, com direito a gol na final contra a Croácia. Neste duelo de dois craques de gerações diferentes, resta saber quem será o artilheiro e levará a sua seleção ao tricampeonato e receberá o troféu Fifa de melhor jogador da Copa de 2022.