A Seleção Brasileira não teve maiores problemas para o duelo das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, passando fácil pela Coreia do Sul. Nesta segunda-feira (5), no estádio 974, o Brasil goleou a seleção coreana pelo placar de 4 a 1, gols de Vinícius Júnior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá. Agora, o próximo desafio será contra a Croácia, pelas quartas de final, na próxima sexta-feira (9), às 12h (de Brasília).
O Brasil começou o primeiro tempo de forma arrasadora. Aos seis minutos, em jogada de Raphinha, em jogada de Neymar, Vinícius Júnior entrou livre para abrir o placar. Quatro minutos depois, Richarlison sofreu pênalti e Neymar, com direito a paradinha, cobrou fazendo 2 a 0. Com domínio total da partida, não demorou para sair o terceiro gol brasileiro.
Depois de um belo domínio de bola com a cabeça e duas embaixadinhas, Richarlison triangulou com Neymar e Thiago Silva, para invadir a área e fazer o terceiro gol. Sem correr riscos e com maior posse de bola, a seleção seguiu administrando o jogo, até que aos 35 minutos, Neymar e Vinícius Júnior puxaram o contra-ataque e a bola sobrou para Lucas Paquetá marcar e encerrar a etapa inicial com o placar de 4 a 0.
Com ampla vantagem, o Brasil administrou o placar no segundo tempo. Mas aos 30 minutos, o time relaxou na marcação e cedeu espaço para o ataque coreano marcar o único gol, num chute de fora da área com Paik. O gol sofrido não assustou o técnico Tite que realizou várias mudanças na equipe, inclusive com o goleiro Weverton entrando no lugar de Alisson.
Neymar iguala marca de Pelé e Ronaldo Fenômeno
Com o gol marcado de pênalti, Neymar se transformou no terceiro jogador do Brasil a marcar em três edições diferentes da Copa do Mundo (2014-2018-2022), depois de Pelé (1958-1962-1966-1970) e Ronaldo (1998 -2002-2006). Em entrevista, o atacante dedicou o gol ao Rei Pelé que está hospitalizado, tratando de um câncer. “Fico muito feliz de igualar a marca de dois grandes jogadores brasileiros e quero dedicar esse gol ao nosso rei Pelé, nosso ídolo maior e desejar a ele muita saúde e uma boa recuperação, pois estamos todos torcendo por ele”, disse Neymar. No final do jogo, os atletas homenagearam o rei com uma faixa de apoio.
Livakovic pega três pênaltis e classifica seleção croata
Croácia e Japão fizeram um duelo emocionante pelas oitavas de final, ontem, no no estádio Al Jano, em Al-Wakrah. A seleção japonesa até que tentou, empatou em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, mas não conseguiu superar os croatas na decisão nos pênaltis, perdendo pelo placar de 3 a 1. Destaque para o goleiro Livakovic que defendeu três cobranças, colocando o time nas quartas de final.
Assim como na Copa de 2018, na Rússia, a atual vice-campeã mundial viveu a emoção de disputas de pênaltis nas oitavas de final. E a história se repetiu no primeiro mata-mata no Qatar. Em 2018, o goleiro Subasic também pegou três pênaltis, a Croácia venceu a Dinamarca por 3 a 1 e se classificou para as quartas de final.