O projeto social de judô da Associação Nagashima vem beneficiando cerca de 110 jovens no município de Nova Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Alunos da rede pública de ensino recebem aulas gratuitas duas vezes por semana, mas dependem da aquisição de 100 kimonos para um aprendizado melhor sobre as técnicas da modalidade esportiva que mais cresce no Brasil.
De acordo com o professor e faixa preta Henrique Souza, da Associação Nagashima, são vários os benefícios que a prática do judô trouxe para a comunidade estudantil de Nova Cruz. “Temos relatos de mães e pais que o projeto ajudou a melhorar as notas escolares, de fortalecimento da autoestima e até de jovens que estavam com depressão e tiveram no judô uma oportunidade de melhor qualidade de vida”, explica Henrique.
Mas o projeto social vem esbarrando na falta de kimonos, roupa utilizada para treinos e competições. Atualmente são 110 alunos para apenas 10 vestimentas, sendo necessário a aquisição de mais 100. “Estamos em busca de parcerias para a compra ou doação desses kimonos que serão importantes para a continuidade do projeto, cujo intuíto é formar o cidadão por meio dos caminhos que o esporte pode proporcionar”, revela o professor.
As aulas ocorrem duas vezes por semana, terças e quintas, num ponto alugado pela Nagashima no Centro de Nova Cruz, nas categorias Sub-13 e Sub-15. Os jovens atletas recebem uniforme gratuito e ainda recebem a oportunidade de competirem. Em 2024, 20 alunos participarão da seletiva nacional para o campeonato brasileiro.
CONTATO
A Associação Nagashima, comandada pelo sensei Carlos Barreto, também administra outros dois projetos sociais, no município de Assú e em Pipa, em Tibau do Sul. O contato pode ser feito através do telefone (84) 98188 8892 ou pelo instagram da Nagashima Nova Cruz.