Os professores da rede municipal de Natal aprovaram, nesta terça-feira (25), a proposta da Prefeitura para o pagamento do Piso do Magistério 2025. O reajuste será de 6,27% e beneficiará tanto os profissionais da ativa quanto os aposentados e pensionistas. O aumento será aplicado já na folha de março, com pagamento previsto para o dia 31.
Apesar da aprovação do reajuste, a categoria reafirmou a necessidade de discutir o pagamento dos valores retroativos referentes a janeiro e fevereiro. Durante a assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), os educadores decidiram pressionar a Prefeitura para antecipar o início da negociação sobre esse passivo. Enquanto a gestão municipal propôs discutir o tema apenas em julho, os professores querem que a mesa de negociação seja instalada já em maio.
Outro ponto reforçado na assembleia foi a luta pela reposição das perdas salariais acumuladas ao longo dos anos, que ultrapassam 60%, segundo o sindicato. A categoria destacou que essa dívida precisa ser reconhecida e cobrada ao longo da atual gestão.
Além das questões salariais, os educadores demonstraram preocupação com outras demandas da educação municipal, como a manutenção de disciplinas específicas no currículo escolar – entre elas, ensino religioso, artes e educação física – e a resistência contra a privatização das cozinhas escolares.
Como forma de pressionar a Prefeitura, a categoria aprovou a realização de um ato público no dia 9 de abril, em frente à Secretaria Municipal de Educação (SME). Também está prevista uma audiência entre o sindicato e o secretário de Educação, além de uma nova assembleia no dia 22 de abril para avaliar os avanços nas negociações.
Este é o primeiro reajuste concedido na gestão do prefeito Paulinho Freire (União). Pela legislação federal, o município só seria obrigado a pagar o novo piso salarial dos professores, fixado em R$ 4.867,77, mas uma lei municipal exige que o mesmo percentual de reajuste seja aplicado a toda a carreira.
Com informações da 98 FM