Os aposentados e pensionistas da Previdência Estadual ganharão uma nova ferramenta para realização da prova de vida. Além da tradicional forma presencial, que continuará vigorando, o Governo do Rio Grande do Norte começa a implantar o formato de prova online, através da internet.
Essa adesão ao sistema virtual é uma pauta de reivindicação antiga das categorias envolvidas, principalmente para os residentes de outros estados – que precisavam de uma logística de viagem – e para os que possuem dificuldades de locomoção.
O novo sistema implantado é fruto de um convênio entre o Instituto de Previdência dos Ser-vidores do Estado (Ipern) e o Ministério da Previdência Social. O acesso para utilização do serviço de prova de vida online, acontece através do aplicativo Gov.br. Aos que não possuem acesso à internet, a realização da prova de vida presencialmente continua valendo.
Para uso da ferramenta é necessário baixar o aplicativo no seu smartphone ou acessar o por-tal Gov.br e realizar o cadastro (caso não possua). Após o login, siga passo a passo para efeti-var a declaração. A prova de vida deve ser realizada somente pelo aposentado ou pensionista durante o mês em que faz aniversário.
O presidente do IPERN, Nereu Linhares informou que o sistema está em fase de teste, mas já permitindo a realização da prova de vida. “Nesta fase inicial, estamos trabalhando para aprimorar o funcionamento e facilitar o acesso à prova de vida aos nossos beneficiários. Isso vem a ser um grande avanço para a Previdência Estadual e atende a um antigo anseio dos servidores aposentados e pensionistas. ”
O acesso ao novo modelo estará disponível a partir desta sexta-feira (1º) para os aniversarian-tes de setembro. Nessa data, a previsão do Ipern é que seja concluída a fase de testes e a ferramenta esteja em pleno funcionamento.