A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos. A artista lutava há dois anos contra um câncer colorretal, que foi a causa de sua morte.
A Luta Contra o Câncer
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em 2023. Após passar por uma cirurgia e um intenso tratamento naquele ano, a cantora chegou a ser considerada curada.
No entanto, em agosto de 2024, a doença retornou de forma agressiva, com a aparição de dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. No final do mesmo ano, como a quimioterapia no Brasil não apresentava o efeito esperado, a artista buscou um tratamento alternativo nos Estados Unidos, além de passar por uma consulta oncológica em Nova York.
Carreira e Ativismo
Filha do ícone da música brasileira Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta Gil iniciou sua carreira como cantora na década de 1990. Seu primeiro álbum, “Preta, Gil”, foi lançado em 2003 e marcou o início de uma trajetória de sucesso. Entre suas músicas mais conhecidas estão “Beleza Rara”, “Sinais de Fogo”, “Não Me Diga Adeus” e “Só o Amor”.
Além da música, Preta foi uma figura presente na televisão, apresentando diversos projetos. Atuou também como empresária, sendo sócia-diretora e fundadora da agência Music2Mynd. Sua vida foi marcada por um forte ativismo em lutas sociais, especialmente no combate ao racismo e na busca por visibilidade para a comunidade LGBTQIA+.
Preta Gil deixa seu filho, Francisco Gil, conhecido como Fran, e sua neta, Sol de Maria. Ela era meia-irmã de Bem Gil, Bela Gil e Nara Gil, e sobrinho, Nino Gil.
*Com informações CNN Brasil