Preta Gil que faleceu no último domingo (20), está sendo velada hoje no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25). A cerimônia aberta ao público vai até 13h da tarde desta sexta-feira, quando o espaço será fechado para familiares e amigos próximos da artista.
O Theatro Municipal foi escolhido pela relevância histórica e por ter feito parte da trajetória pessoal e profissional da artista. Em vida, Preta afirmou que gostaria de ser velada no local.
Francisco Gil, filho único da artista, foi um dos primeiros familiares a chegar no local. Ele chegou acompanhado da namorada, Alane, e se aproximou do caixão para começar as despedidas finais.
Fâs chegaram ao local no começo da manhã com cartazes, fotos e flores para homenagear a cantora. No local eles se reuniram em grupos e cantaram músicas do repertório da artista, incluindo Sinais de Fogo, um dos maiores sucesso da carreira.
Também foram ouvidos gritos que lembraram as causas sociais defendidas pela artista ao longo de sua vida. “Viva a liberdade. Liberdade às mulheres pretas”, disse uma das fãs presentes no local.
Morte de Preta Gil
Preta faleceu no último domingo e decorrência de um câncer de intestino aos 50 anos, após a longa luta contra o câncer. Ela estava nos Estado Unidos onde fazia um tratamento experimental contra a doença.
A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha revelou que foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2023. Ao longo do ano, ela enfrentou diversas internações e cirurgias. Em dezembro, anunciou o fim do tratamento e o começo da reabilitação.
Preta manteve o acompanhamento médico e revelou o retorno do câncer, com metástase, em agosto de 2024. Após a nova descoberta, ela passou por outras cirurgias e realizou todos os tratamentos disponíveis no Brasil.
*Com informações do Metrópoles