O secretário municipal de Saúde de Macaíba, Júnior Rêgo, apresentou, na última quarta-feira (12), o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e a execução orçamentária da pasta, referente ao período de janeiro a agosto de 2024, durante audiência pública na Câmara Municipal. O relatório tem como objetivo monitorar a aplicação dos recursos e acompanhar a execução da Programação Anual de Saúde.
Na apresentação, o secretário destacou melhorias significativas em diversos indicadores de saúde do município. Ele informou que o investimento em saúde com recursos próprios está acima do limite constitucional de 15%. Em 2019, o investimento foi de 17,39%, em 2021 passou para 26,04% e em 2023 atingiu 26,82%.
Entre as principais ações realizadas em 2024, destacam-se as inaugurações das UBS (Unidades Básicas de Saúde) de As Marias e do Campo da Santa Cruz, com investimento de cerca de R$ 2 milhões; a aquisição de um novo consultório odontológico portátil para atendimento domiciliar de pacientes acamados; a compra de um equipamento de raio-x para a UPA Aluízio Alves; o fortalecimento do programa Saúde nas Comunidades com aumento das equipes de profissionais; e o lançamento do Fluxograma de Saúde Mental e do atendimento às vítimas de violência sexual.
Além disso, foram realizados mutirões de inserção de DIU em mulheres em idade fértil e de combate ao Aedes Aegypti, além da vacinação contra a dengue e a distribuição de repelentes para gestantes. A gestão também ampliou os serviços de fisioterapia nas UBS de Traíras, Campestre e As Marias, reabriu as UBSs Bela Macaíba e Ferreiro Torto em novos prédios, e iniciou a informatização das unidades de saúde, com a implantação de prontuário eletrônico.
Outro destaque foi a inauguração das academias da saúde nas Campinas e no Campo das Mangueiras. A Saúde de Macaíba ainda implantou 12 unidades polo para aplicação de medicações injetáveis e realizou cerca de 400 cirurgias eletivas, além de firmar parceria com a Clínica São Miguel para consultas e entrega de colírios de glaucoma.
Júnior Rêgo também anunciou a captação de recursos para a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS), no valor de R$ 1.982.000,00, e destacou que Macaíba é a única cidade do RN que oferece tratamento para esporotricose em animais. Além disso, foi inaugurado o primeiro centro de terapia ABA da rede pública do estado, o “ABA Macaíba – Reabilitação”, destinado a crianças com transtorno do espectro autista.