Na tarde desta quinta-feira, 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), formalizou a escolha do advogado-geral da União para assumir a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga ficou disponível após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que ficou na cadeira até o dia 18 de outubro. Os dois oficializaram a decisão no Palácio da alvorada, residência oficial da presidência do país.
Em nota para a imprensa, o Palácio do Planalto informou que a indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União e destacou o currículo de Messias.Messias era o favorito do presidente na disputa há meses, antes mesmo de Luís Barroso deixar a bancada do STF.
O advogado chegou a ser cotado para a cadeira que é ocupada por Flávio Dino, mas Lula o prometeu a próxima vaga que estivesse aberta no Supremo. Além de Jorge Messias, também estava na disputa o senador Rodrigo Pacheco, do DEM-MG, mas Lula teria preferido que ele concorra como governador de Minas Gerais nas eleições do próximo ano.

