Por Bosco Afonso
O processo político com vistas às eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores em Natal começa a tomar corpo em suas várias vertentes. De representação no legislativo que apoia as candidaturas a prefeito já definidas, disparadamente, a preferência recai sobre o nome de Paulinho Freire (União Brasil, PL, PP, PSDB e Podemos). De um lado, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) conta apenas com um Vereador atuando na Câmara de Natal e que empresta apoio à sua candidatura. A candidata Natália Bonavides, do PT, terá o apoio dos legisladores eleitos pelos partidos ideologicamente da esquerda, que são em número de sete e o mesmo número vereadores apoiaria a candidatura indicada pelo prefeito Álvaro Dias, enquanto que Paulinho Freire conta com o apoio de 16 legisladores na fase atual.
Com a perspectiva de que o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) poderá se compor com o candidato do União Brasil, primeiramente em face das conversações entre as lideranças que têm evoluído para essa composição e em segundo plano pelo fato de que o União Brasil/Republicanos/PP estarão integrando, ainda nesta eleição, uma Federação de Partidos, como vem se desenhando entre as lideranças nacionais, em Brasília.
FORTALECIMENTO
Sobre essa composição, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Ériko Jácome, que por sua vez se posicionou apoiando a candidatura de Paulinho Freire disse à reportagem do Diário do RN que “Estou convicto de que Paulinho Freire representa um excelente candidato para a Prefeitura de Natal e acredito que uma aliança entre o atual prefeito, Álvaro Dias, e Paulinho, seria a combinação perfeita para continuar e ampliar o trabalho excepcional já realizado em nossa cidade”.
Acompanhando de perto todas as movimentações em torno da sucessão municipal, o vereador Hermes Câmara, líder da bancada do prefeito Álvaro Dias no legislativo natalense tem se posicionado favorável à união de forças para eleger Paulinho Freire e falou sobre os entendimentos que estão acontecendo entre as duas lideranças depois de um afastamento ocorrido no ano passado e disse ao DRN que “Assim, na verdade, não houve um distanciamento.
Existia o distanciamento político, mas pessoal e amizade não tinha esse distanciamento. O que a gente almeja aqui na Câmara, os vereadores que apoiam a candidatura de Paulinho, é também esse apoio, esse suporte administrativo ao prefeito Álvaro Dias”. Sobre a composição entre as duas forças, com o prefeito Álvaro compondo a chapa encabeçada por Paulinho Freire, o vereador Hermes sentenciou: “Eu acho que o prefeito tem muitos nomes, Né? Você tem aí a Joanna, você tem Irapuã, que é um bom nome. Você tem um secretário, o Tiago, que é um bom nome…”.
Acreditando que com a composição entre Álvaro Dias e Paulinho Freire o grupo receberia o apoio de cerca de 18 vereadores, o líder do governo na Câmara finalizou dizendo que “Eu sou um entusiasta do apoio de Álvaro a Paulinho e acredito que eles vão se reunir para essa composição. Vamos aguardar aí que logo, logo tem essa reunião entre eles”.
Ainda sobre a atuação de lideranças no legislativo, o atual presidente do diretório municipal do PSDB, vereador Klaus Araújo também um dos defensores da composição política a ser consolidada entre Álvaro Dias para apoiar a candidatura de Paulinho Freire, quando enfatizou:
“Eu acho muito positiva essa conversa com Paulinho e Álvaro, até porque Paulinho e Álvaro já tiveram parcerias em outros momentos. Então, seria muito importante o apoio de Álvaro à eleição de Paulinho Freire para prefeito de Natal”

