Projeto Setembro Cidadão valoriza a cidadania no RN
O mês de setembro também faz alusão ao projeto Setembro Cidadão, desenvolvido pelo Juiz Jarbas Bezerra em parceria com a advogada Lígia Limeira, graças a eles o Rio Grande do Norte passou a ter o mês de setembro como o mês Cidadão, por meio da Lei Complementar 494\2013, a legislação também criou o dia Estadual da Educação Cidadã, comemorado no dia 10 de setembro. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a ter um mês e um dia voltado à cidadania. A ideia de disseminar cidadania começou em 2004, quando Jarbas era Juiz da Corte Eleitoral e Lígia era Servidora do Tribunal, diante das situações políticas que diariamente tinham contato, surgiu a ideia de criar o Manual Prático das Eleições, voltado para pessoas que pensavam em candidatar-se a algum cargo político. Em 2014, decidiram que a cidadania ia além do que já vinham fazendo e com foco na população geral, assim surge o Setembro Cidadão.
Dedicação ao tema
Jarbas que passou boa parte de sua vida escrevendo e dando palestras sobre assuntos ligados à cidadania, viu a necessidade de dar ao tema uma visibilidade ainda maior, para dar mais força ao que já vinha sendo feito, foi criado o Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), onde surgiu a cartilha “Cidadania A-Z”, destinada ao público infanto-juvenil das escolas públicas e privadas, a ideia é que a cartilha seja um meio desses jovens terem um primeiro contato com os princípios da cidadania, do que é ser um cidadão e quebrar qualquer tipo de preconceito.
Cidadania e respeito
A cartilha é composta pelos personagens, Edu, que deriva de Educação, e Cidinha, derivado de Cidadania, com roupas que remetem à bandeira do Brasil, a cartilha trabalha com palavras de cunho positivo e negativos que envolvem o dia a dia dos jovens. Em dez anos de existência do projeto, no mês de setembro, a Secretaria Estadual de Educação do RN faz um evento em comemoração, diversas escolas apresentaram trabalhos e o transporte público passou a usar o símbolo do Setembro Cidadão.
Uma ação simbólica
Um dos momentos mais marcantes, diante de todo trabalho já feito, foi a iluminação de Santa Luzia, no município de Santa Cruz. E o apoio do cantor Carlinhos Brown, quando em passagem por Natal conheceu o projeto, durante um show apresentou o símbolo do projeto Setembro Cidadão.
“Na abertura do show dele, Carlinhos Brown entrou todo de preto e focou exatamente no símbolo do Setembro Cidadão. Ele abraçou a campanha, divulgou na hora do show, foi um dos momentos mais emotivos” destacou Jarbas Bezerra.
Trajetória profissional
Jarbas que começou sua carreira profissional cedo, foi professor aos 16 anos, mas apaixonou-se pelo Direito, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tornou-se promotor aos 23 anos, com uma carreira jurídica brilhante, o atual Juiz nunca deixou a cidadania de lado, com mestrado realizado na Espanha sobre Estado Democrático e Direito e uma pós-graduação em Direito e Cidadania, Jarbas ousou ainda mais ao provar que cidadania é uma ciência. A tese de doutorado que comprova que cidadania é uma ciência, sendo a Cidadania Consciente a primeira, e atualmente, única tese desse teor no mundo todo, provando que cidadania não era um princípio, mas sim uma ciência jurídica, com a Teoria Jurídica Universal da Cidadania que compõem a cidadania em: fato, valor, norma e conduta – onde estão os direitos e deveres. A tese garantiu a indicação de Jarbas ao prêmio Capes.