A Prefeitura de Natal emitiu uma nota, na manhã desta quarta-feira (4), sobre a paralisação da obra da engorda de ponta negra, apenas quatro dias após o início dos serviços que começaram na última sexta-feira, e afirma que a suspensão se deu em razão da necessidade de testes que visam garantir a segurança ambiental e operacional do projeto.
Na nota, a Prefeitura nega problemas com equipamentos e destaca que a suspensão “faz parte de um processo preparatório inerente ao projeto”, contradizendo as informações da semana passada quando foi afirmado por seus representantes que os trabalhos seguiriam 24 horas por dia, sem interrupção, durante três meses, tempo previsto para a conclusão.
A Prefeitura de Natal ainda explica que os testes em andamento “atendem a uma recomendação de ordem técnica feita pela Funpec (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura), contratada para prestar toda a assessoria técnica sobre o projeto ao Município, e também servem de cumprimento a condicionantes ambientais pactuadas com o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente do Estado) para a licença de toda a obra.
Sobre a draga, a nota esclarece que o navio está realizando testes mecânicos em seus próprios equipamentos e colaborando ainda com a coleta de material dos sedimentos marítimos que estão sendo encaminhados para análises laboratoriais.
A equipe de reportagem do DIÁRIO DO RN entrou em contato para saber detalhes sobre o cronograma, retomada e a continuidade da obra, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno.