A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou o Edital de Chamada Pública nº 006/2025 para seleção de produtos artesanais do Projeto Natal Original. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (30). A iniciativa tem como objetivo valorizar o artesanato local, incentivar o empreendedorismo e fortalecer o turismo e a economia criativa durante o período do Natal em Natal 2025.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente, entre os dias 4 e 7 de novembro, na Loja Natal Original, localizada na Avenida Miguel Alcides de Araújo, s/n, Capim Macio. O horário de atendimento será das 9h às 13h (de terça a quinta-feira) e das 9h às 12h (na sexta-feira, dia 7).
Podem participar da seleção artesãos individuais, cooperativas e associações de artesanato de Natal e da Região Metropolitana. Serão selecionados 140 proponentes, distribuídos entre três espaços de exposição e comercialização: a Feira Natalina de Artesanato e Gastronomia (Mirassol), a Feira Cores e Luz (Ponta Negra) e a Loja Colaborativa Natal Original. Do total de vagas, 10% serão destinadas a pessoas inscritas no Cadastro Único com renda familiar mensal per capita de até R$ 218.
A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, comentou a importância da ação e o compromisso da gestão municipal com os artesãos potiguares. “Este edital reforça o compromisso do prefeito Paulinho Freire com a valorização do artesanato potiguar e o fomento ao empreendedorismo. O Natal em Natal é uma vitrine para o talento e a criatividade do nosso povo, que transforma arte em oportunidade e renda”, afirmou.
A seleção será realizada em três etapas: inscrição, habilitação técnica e avaliação curatorial. A Comissão de Curadoria avaliará os produtos considerando qualidade técnica, criatividade, acabamento, referência à cultura local e consciência ambiental. Serão classificados os participantes que obtiverem nota igual ou superior a 60 pontos.
Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Apoio ao Artesanato, Rodrigo Loureiro, a iniciativa vai beneficiar diretamente os artesãos e movimentar a economia local. “O Natal em Natal é uma grande oportunidade de exposição, venda e movimentação da economia local. Convidamos todos os artesãos a se inscreverem e fazerem parte dessa grande celebração da cultura e do trabalho criativo de Natal”, ressaltou.
O resultado preliminar será publicado no Diário Oficial do Município no dia 18 de novembro, com prazo para recurso no dia 19. O resultado final está previsto para 26 de novembro.
O edital completo pode ser consultado no DOM. Mais informações pelo WhatsApp (84) 3232-7923.
 
		
 
									 
					