A Prefeitura de Natal entra em uma nova etapa no processo de requalificação da orla de Ponta Negra. Na próxima sexta-feira (31), será realizada a primeira audiência pública para discutir o projeto de urbanização e paisagismo da praia, com início às 9h, no Praiamar Natal Hotel & Convention.
O encontro é organizado pela Secretaria Municipal de Parcerias, Concessões, Empreendedorismo e Inovação (Sepae), responsável pela coordenação técnica do Grupo de Trabalho (GT) criado para conduzir o processo. O titular da pasta, Arthur Dutra, coordenador do GT, explicou que o encontro inaugura a fase de escuta popular que antecede o concurso nacional de projetos, o qual definirá o novo desenho urbano da orla.
“Com a conclusão da obra da engorda, naturalmente surge a necessidade de requalificar a orla para que ela também aproveite esse momento de mudança de Ponta Negra. A obra da engorda, além dos elementos que a gente já verificava, tem a função de defesa da nossa praia. Com ela, conseguimos salvar todo o calçadão e o Morro do Careca e agora vamos dar um melhor cuidado para a nossa orla”, afirmou.
Segundo Dutra, o concurso será conduzido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade com mais de 80 anos de experiência em projetos urbanísticos. “A prefeitura está fazendo com que esse processo seja conduzido por uma instituição que tem mais experiência e capacidade de conduzir um concurso dessa natureza e nos entregar um produto de qualidade que seja exequível”, destacou o secretário. Ele citou exemplos de concursos realizados pelo IAB, como o plano urbanístico de Brasília, a orla de Fortaleza e o Centro Administrativo de São Paulo.
O GT é formado por representantes de 11 secretarias municipais e definiu oito premissas obrigatórias que servirão de base para o edital. Entre elas, estão a ampliação da caminhabilidade, o respeito à topografia, a adoção de materiais sustentáveis, o aumento das áreas verdes e a acessibilidade universal. “A ideia é que a gente tenha uma orla verde, bem arborizada, para melhorar a experiência dos turistas e dos atletas, com uma área confortável de se caminhar”, disse Dutra.
A audiência pública será aberta à participação da população, instituições e entidades, que poderão se manifestar oralmente ou por escrito. Para o secretário, a proposta é garantir transparência e colaboração. “A prefeitura está fazendo esse processo para ouvir, para ter algumas visões. Sabemos que nessas ocasiões muita gente tenta polemizar, debater, criticar. Tudo bem, a gente vai estar ali para escutar tudo”, afirmou.
*Com informações de Tribuna do Norte

