A Prefeitura do Natal realizou a reposição da areia arrastada por uma voçoroca na Praia de Ponta Negra, na última quinta-feira. Máquinas trabalharam ao longo do dia para nivelar a faixa de areia e corrigir os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.
O fenômeno ocorreu próximo ao Morro do Careca, nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (06), depois que o sistema de drenagem não suportou o volume de água. Imagens registradas por comerciantes mostraram a areia sendo levada em direção ao mar. Esse foi o primeiro episódio de voçoroca em Ponta Negra desde a conclusão da obra de engorda da praia, no mês passado. Especialistas já haviam alertado sobre a possibilidade de erosão durante o processo de licenciamento ambiental.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que a voçoroca foi consequência de uma escavação manual na faixa de areia. Segundo ele, algumas pessoas abriram uma vala para escoar a água acumulada, o que teria comprometido a estrutura do local. “Houve a abertura manual de uma pequena vala, na boa intenção de escoar mais rápido a formação dos lagos. Isso acabou comprometendo a estrutura do local. A água desceu num volume muito grande e formou uma voçoroca”, explicou Mesquita em coletiva de imprensa no Palácio Felipe Camarão.
Com informações do portal 98 FM