Em antecipação ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura do Natal lançou nesta sexta-feira (7) a campanha “Natal é Delas”, com o objetivo de combater o assédio e a violência contra as mulheres. O lançamento ocorreu na sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), no Barro Vermelho, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUL).
A iniciativa contou com a inauguração de um novo espaço dedicado à Patrulha Maria da Penha, que passará a funcionar dentro do CREN. O local será destinado ao atendimento especializado das vítimas de violência doméstica e familiar. Durante o evento, a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou o compromisso da gestão com a causa feminina, evidenciado pela presença significativa de mulheres no secretariado e em cargos de liderança. “Na gestão do Prefeito Paulinho Freire, temos um percentual considerável de mulheres no primeiro escalão e em funções diversas, atingindo pelo menos 45%”, afirmou Guerra.
Joanna também ressaltou a importância da Patrulha Maria da Penha, que é considerada referência nacional pelo seu trabalho estruturado de prevenção e apoio às vítimas. “A Patrulha em Natal é exemplo para o Brasil, com ações e políticas voltadas para o combate à violência doméstica”, explicou. Ela complementou que, durante o mês de março, serão realizados diversos eventos, incluindo palestras, cursos e diálogos com o objetivo de reforçar o compromisso da gestão municipal com as mulheres.
A secretária da SEMUL, Andréa Dias, destacou a importância das políticas públicas voltadas para a proteção e empoderamento das mulheres. “O 8 de março é um marco para todas as mulheres e celebra conquistas passadas, além de ser um momento de reforçar nossa luta por avanços sociais”, afirmou. A programação de cursos e oficinas voltadas para as mulheres começará na próxima terça-feira (11), no CREN.
No dia 20 de março, a Prefeitura de Natal também lançará o Selo Elas, que será entregue às empresas que se destacam por promover a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.