O prazo para solicitar reaplicação de prova começa na segunda-feira (17) e vai até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). Os pedidos de reaplicação devem ser feitos pela Página do Participante. O recurso atende as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep.
- Problemas logísticos: fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
- Doenças infectocontagiosas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão reaplicação do exame garantida. O inscrito fará apenas a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada.
Como fazer
A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante. No caso de doenças infectocontagiosas, insira documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação da reaplicação.
Para ser considerado válido para análise, o documento deve conter: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Quem faltou a qualquer um dos domingos por outros motivos, que não se enquadram no edital, não tem direito à reaplicação.
COP 30
Nesta edição acontece a aplicação em dias específicos para os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba (PA). Nessas cidades, o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em Belém no período da aplicação regular do exame.

