A limpeza mecanizada do aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra começou na noite da quinta-feira (27), na base do Morro do Careca. A medida visa remover os rodolitos espalhados pela faixa de areia após a engorda e está sendo realizada diuturnamente das 18h às 5h.
O serviço está a cargo da empresa MB Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação, e é acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), responsáveis pela fiscalização da operação.
De acordo com o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, os 4,6 quilômetros de aterro hidráulico passarão pelo processo de remoção utilizando um equipamento que retira entre 10 e 20 centímetros de areia. “São aproximadamente 1,3 bilhões de m³ de areia em toda a extensão da engorda. Esse equipamento retira uma lâmina entre 10 a 20 centímetros de areia, que vai diretamente para uma esteira, para um local que tem capacidade de armazenar 750 litros. Nesse local é feito o transporte dos materiais mais sólidos, como os rodolitos, tampinhas de garrafa, canudos, entre outros e após a peneiragem, a areia é liberada novamente. Todo o material recolhido vai ser destinado de forma ambientalmente correta para o transbordo da Urbana e em seguida ao aterro sanitário”, explicou.
Além da limpeza mecanizada, garis realizarão um trabalho manual para alcançar áreas onde a máquina não tem acesso. “Será feito um pente-fino para garantir uma areia ainda mais limpa”, afirmou o presidente da Urbana, Alvamar Silva.
O serviço será contínuo e representa um investimento mensal de R$ 67 mil, custeado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente (Funam).