Nascido e criado em São José de Mipibu, José Antônio vai parar do outro lado do mundo. O esporte possibilitou a viagem do rapaz de apenas 18 anos à China. O paratleta da bocha da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) foi convocado para representar o Brasil na Beijing 2025 World Boccia Cup, competição que acontece em junho, em Pequim.
“Estou numa expectativa grande, vai ser minha primeira competição internacional representando a seleção brasileira principal. Lá, vou enfrentar os 10 melhores atletas do mundo. Isso já é motivo de muito orgulho”, diz o paratleta da Sadef que está treinando todos os dias com o técnico Alexsandro Silva, que também foi convocado para a seleção.
Ele reconhece que não vai ser uma disputa fácil, mas acredita no potencial do potiguar: “esperamos medalhar, mas sei das dificuldades. O nível é muito alto, os europeus e asiáticos são profissionais, vivem da bocha, vivem do esporte”. Junto com Alexsandro, José Antônio conquistou o campeonato mundial de bocha juvenil, em março, em Curitiba, se firmando como uma das grandes promessas da modalidade no país.
Hoje, a dupla realiza o último treino em Natal. “Estamos indo pra São Paulo, para uma semana de treinamento com a seleção. De lá, vamos encarar mais de 24 horas de viagem, entre voos e escalas. Vai ser cansativo, mas chegaremos prontos para brigar por um lugar no pódio. Vou dar o meu melhor”, promete o paratleta da Sadef, que também está se preparando para outro desafio: o idioma. “Estou aprendendo o básico do inglês. Chinês é complicado”, comentou.