O Mestre Nacional Francisco Allysson Muniz, do Rio Grande do Norte, foi o grande campeão do 15º Torneio Aberto do Brasil Xadrez Potiguar, realizado nos dias 14, 15 e 16 em Natal. O evento realizado pela Federação Norte-rio-grandense de Xadrez (FNX) contou com a participação de 100 enxadristas dos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e RN.
O vice-campeão foi o paraibano MN Marcelo de Albuquerque Urquiza, enquanto o MN Pedro Lucas Araújo Dantas, do RN, ficou com a medalha de bronze. Na categoria feminino só deu Rio Grande do Norte, com a WNM Carolina Alves Silva em primeiro lugar, a WNM Karina Ingryd Oliveira da Silva em segundo, e MN Luiza Karollyne Dantas Barbosa completando o pódio.
Na categoria Sub-20, o pódio mais uma vez foi do Rio Grande do Norte com João Gabriel Morais conquistando a medalha de ouro, a prata com David dos Anjos Damasceno e Rodrigo Macedo Tajuja ganhando o bronze. No Sub-14, os potiguares dominaram os três primeiros lugares com o MN Pedro Lucas Araújo Dantas, Kallyel Rodrigues de Lima e Clarice Cunha Pinto.
O pernambucano Guilherme Menezes Campos foi o campeão no Sub-12, com Maria Luiza Zampier (RN) em segundo e Heitor Covacevich Diniz (RN) em terceiro lugar. No Sub-10, o jovem Mestre Nacional Benjamin Guedes Morais, do Rio Grande do Norte, conquistou o título de campeão, com Gabriel Cunha Pinto (RN) em segundo e José Augusto Xavier Macedo (RN), medalha de prata.
O torneio também contemplou a categoria Sub-8 com Otávio Rocha Oliveira, medalha de ouro, Lucas da Costa Veras, prata, e Arthur Luis Chagas de Carvalho, bronze, todos do RN. Nos seniores, o MN da Paraíba, Marcelo de Albuquerque Urquiza sagrou-se campeão no S50+, com o baiano Sérgio Roberto Alves (2º) e Marat Soares Teixeira (3º).
CBX
À categoria S65+ teve o Mestre Fide Máximo Valério Macedo, do RN, sagrando-se como o grande campeão, seguido por Wilson Roberto Pereira em segundo e Antônio José de Araújo em terceiro.
Com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez, o presidente Máximo Igor Macedo esteve presente e considerou o evento um sucesso. “Com 100 participantes de seis estados brasileiros, o Aberto do Brasil Xadrez Potiguar mostrou que vem crescendo a cada edição e a sua importância para o calendário regional e nacional”, disse o dirigente.