O Rio Grande do Norte foi destaque no Campeonato Sul-Americano de Judô 2025. Laryssa Santos, de apenas 15 anos, representou o Brasil e se consagrou campeã na categoria Sub-18. A competição aconteceu nesta quinta-feira (23) em Assunção, no Paraguai, e, após enfrentar uma chilena em sua última luta, a moradora de Parnamirim volta para casa com medalha de ouro no peito.
“Foi muito legal participar da competição. As lutas foram difíceis, mas consegui um resultado muito bom. Foi uma sensação muito boa conquistar mais uma medalha internacional”, comemorou a campeã em entrevista.
Laryssa Santos garantiu vaga no Campeonato Sul-Americano após conquistar o bronze no Brasileiro Cadete de Judô, em junho, na Bahia. Com pouco tempo para custear a viagem, contou com o apoio da família e de doações para realizar o sonho de competir internacionalmente.
A atleta já acumula dezenas de medalhas em competições nacionais e internacionais. Em 2022, foi campeã brasileira e campeã pan-americana no Panamá. Em 2024, garantiu um bronze no Campeonato Brasileiro, onde conquistou o índice para o Sul-Americano. Também foi bronze nos Jogos da Juventude, realizados em Brasília, no início de outubro. E agora, é campeã sul-americana, ampliando o currículo.
“É muito gratificante ver esse resultado. A gente vem colhendo os frutos de um trabalho que começou lá em 2014. O título da Laryssa mostra que o trabalho está sendo bem feito”, relatou Alex Martins, coordenador o Instituto Attitude e treinador da judoca.
Agora, Laryssa seguirá focada nos treinos para participar da Seletiva Nacional de Base, no início de dezembro, onde poderá somar pontos para o Mundial Juvenil Cadete de 2026, que deve acontecer na Alemanha. “É uma situação muito emocionante. Um sentimento de dever cumprido. Não é sorte, é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos. Estamos voltando pra casa com a bagagem mais pesada, com o título de campeã da América do Sul. É muito satisfatório ver esse reflexo do esforço de todos nós”, completou Alex.
Embora a competição de Laryssa já tenha encerrado, ela permanece no Paraguai junto com seu treinador, pois outra atleta da equipe, Antonella Costa, competirá no dia 26. O retorno a Natal está previsto para o dia 28, com chegada no dia 29. “Quero agradecer a todos que me ajudaram a estar aqui, à minha família, à minha mãe, por sempre me apoiar e me incentivar. Estou muito feliz. É uma sensação incrível de ter realizado esse sonho”, finalizou a campeã Sul-Americana.
*Com informações de Tribuna do Norte

