O canal de acesso ao Porto de Natal passará por dragagem para retirada de um “banco de areia”, o que ampliará a capacidade para receber navios maiores. A draga que será usada para o serviço chegou nesta segunda-feira (28), e a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) afirma que o serviço emergencial deve durar 30 dias.
A obra, apesar de pontual, integra um conjunto de ações desenvolvidas em parceria do Governo Federal com Governo do Estado e que de imediato vai garantir o acesso seguro de embarcações que transportam frutas para o exterior. As exportações começam em agosto.
O resultado dessa dragagem específica deverá ser somado ao projeto de dragagem de todo o canal de acesso ao porto, e que será realizado no segundo semestre deste ano, e à construção das defensas da ponte Newton Navarro. O pacote de obras tem um investimento previsto que supera os R$ 100 milhões, recursos garantidos junto aos ministérios de Portos e Aeroportos, e o da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
A draga já está atracada no Porto de Natal. O serviço que será iniciado esta semana consiste na remoção de sedimentos do leito do rio Potengi, aumentando a profundidade e consequentemente a capacidade para receber navios maiores. A previsão é que seja concluída em 30 dias.
O ”banco de areia” a ser retirado já ocasionou incidentes, como o ocorrido no dia 10 de novembro de 2023, quando o Navio Bella Judi, um graneleiro de 180 metros de comprimento, de procedência russa, e que encalhou ao se aproximar do Porto de Natal.
“Essa ação emergencial é para retirada imediata desse banco de areia para poder dar segurança ao escoamento da safra de frutas que inicia agora em agosto, antes mesmo que a gente faça a manutenção do canal de acesso, que a dragagem prevista parta o segundo semestre”, afirmou Paulo Henrique Macedo, diretor-presidente da Codern.
O trabalho deve proporcionar a plena capacidade de exportação da produção de frutas do Rio Grande do Norte, que começa a ser embarcada no mês de agosto.
Ele lembra que, após a insistência em manter o funcionamento do terminal, as atividades voltaram a se intensificar e as obras que se aproximam – dragagem emergencial, dragagem ampla do canal, e defensas – vão contribuir ainda mais para isso.
“Em 2023 continuamos no porto uma articulação feita pelo Governo do Estado com o Sebrae e com os exportadores de fruta, que garantiu ainda o funcionamento em 2023, e que continuou em 2024 com um crescimento de 107%. Agora, as companhias marítimas voltaram a procurar o Porto de Natal e, portanto, a gente precisa de navios maiores. Há a necessidade dessa dragagem, e o trabalho feito pelo presidente – da Codern – Paulinho, e da governadora Fátima, em uma interlocução com o Governo Federal, está viabilizando a dragagem que há mais de dez anos não foi feita”, completa Guilherme Saldanha.