LÍDER NOVAMENTE
Em novo mandato, agora renovado com mais de 50 mil votos, o deputado estadual Francisco do PT ganhou elogios da governadora Fátima Bezerra acompanhados da missão de continuar Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – ALRN. Mesmo sendo duro com seus colegas opositores ao governo, Francisco do PT sempre se utiliza de seus argumentos professorais trazidos das salas de aula para convencer até mesmo os mais exaltados dos seus pares no Parlamento.
PRESTIGIO
Nesse seu segundo mandato como líder do governo, o deputado Francisco do PT precisa de mais atenção por parte do secretariado de Fátima Bezerra, tanto para atender interesses de colegas de bancada, como também para manter um nível harmonioso com os mais estridentes oposicionistas.
O vice-líder do governo na ALRN é o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) que também tem livre acesso aos demais colegas do parlamento.
RANZINZA
Um dos deputados mais ácidos no tratamento com a governadora Fátima Bezerra, pelo menos na gestão passada, foi o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) que não dava trégua à gestora. Sempre ranzinza, o tratamento mais ameno que Nelter dispensava à governadora era de “incompetente”, mas ao que parece, o filho de Jucurutu está disposto a mudar a sua verborragia ao se referir a Fátima Bezerra.
PRONUNCIAMENTO
Em seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 7, o deputado Nelter Queiroz comentou a mensagem da governadora Fátima Bezerra no último dia 2 e enfatizou a necessidade dos deputados terem participação nas decisões governamentais, principalmente se tratando de obras nas estradas interioranas, e em tom conciliatório disse: “Conversei com a governadora. Agora é hora de união”.
Não se falou que o deputado venha fazer parte da bancada governista. Pelo menos, por enquanto.
ASSEMBLEIA
E na estreia dos novos deputados que se juntaram aos que tiveram seus mandatos renovados, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza recebeu a indicação dos líderes e vice-líderes dos PSDB e do PT. Pelo partido majoritário, o deputado Gustavo Carvalho assume a liderança, enquanto que Galeno Torquato ficou com a vice-liderança do PSDB. Já no PT, a deputado Isolda Dantas ficou com a liderança e seu colega de bancada Francisco do PT, com a vice-liderança.
HAY GOBIERNO?
Em seu primeiro pronunciamento com o mandato renovado, o deputado Coronel Azevedo (PL) avisou que o seu mandato será “vigilante, fiscalizador, responsável e construtivo. Estaremos vigilantes em relação ao Governo do Estado e em nível nacional”. Na ocasião, Coronel Azevedo elencou com críticas ao Governo Federal “aumento do repasse para artistas militantes da esquerda”.
ZENAIDE
Um assunto que é resolvido apenas através do comportamento do mercado e com interferência do Banco Central, a senadora norte-rio-grandense Zenaide Maia (PSD) quer regulamentar através de decisões no parlamento. A proposta da parlamentar potiguar é limitar os juros dos cheques especiais e dos cartões de crédito.
TRANSPARÊNCIA
“Gato escaldado tem medo de água fria”. E foi se espelhando nesse dito popular que o presidente Jean Paul Terra Prates, da Petrobras, prometeu transparência na empresa ao dizer que “Estamos desde já construindo um canal direto com o Tribunal de Contas da União”, sem precisar relembrar que nos governos do seu Partido dos Trabalhadores a estatal foi palco de um dos maiores esquemas de corrupção do mundo, o badalado Petrolão, que levou um monte de políticos e empresários às prisões.