CORRUPÇÃO
Não adianta querer botar culpa um no outro, mas a verdade é que o Brasil perdeu 10 posições no ranking mundial que mede o Índice de Percepção de Corrupção, e agora fica amargando um 104º lugar. E essa queda foi medida entre os governos de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Assim, estamos distantes dos países considerados pouco corruptos e bem próximos daqueles avaliados como muito corruptos.
LAVA-JATO
Não é para menos que o Brasil tenha perdido espaços no Índice de Percepção de Corrupção. Basta analisar, que entre outros fatores que envolvem inclusive o legislativo, a Lava-Jato que descobriu e puniu corruptos, hoje é considerada um exemplo de violação de direitos. Empresas que confessaram e concordaram em pagar multas, hoje são tidas como vítimas da corrupção. Não precisa se dizer mais nada. Está tudo explicado.
NATÁLIA
A candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) está lançada para disputar a Prefeitura de Natal nas eleições de outubro próximo, mas a representante do Partido dos Trabalhadores ainda não ocupou os espaços devidos para consolidar a sua pretensão. Natália tem se preocupado a utilizar apenas as suas redes sociais, enquanto que outros pré-candidatos, como o ex-deputado Rafael Motta (PSB) e Paulinho Freire (União Brasil/ Podemos/ PSDB/PP/PL) estão buscando contatos direto com o eleitorado. Carlos Eduardo, talvez pela cômoda situação de líder das pesquisas, também tem licenciado.
CONTRÁRIO
Por conta das 2 duas últimas invasões promovidas pelo MLB, em Natal, e o MST, no Vale do Açu, a candidata Natália Bonavides, defensora intransigente dos movimentos sociais, tem se resguardado em fazer pronunciamentos mais objetivos dentro dos seus princípios e em defesa dessas invasões, e por isso tem sido cobrada pela imprensa.
CONVERSAS
Quem tem conversado com o prefeito Álvaro Dias depois do regresso de suas férias tem ouvido sempre que a decisão de “rifar” Joanna Guerra de seu projeto de disputar a prefeitura de Natal já está tomada. Para interlocutores, ele tem sido objetivo e revelado que a sua decisão é de apoiar a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo, a quem recentemente ele andou espezinhando. Ou seja, sujou a água para depois beber.
DOIDEIRA
Para uns, ele tem dito que esse anuncio de apoiar Carlos Eduardo acontecerá após o carnaval; para outros, a decisão será anunciada no final do mês de março. Já em entrevistas a veículos de comunicação, Álvaro tem falado que que continuará com a pré-candidatura de Joanna Guerra até o mês de março e depois disso, se necessário, irá anunciar a sua decisão de apoiar uma das candidaturas já postas: pode ser a candidatura de Paulinho Freire ou a do ex-prefeito. Doideira geral.
PETROBRAS
Bastou a chamada grande imprensa focalizar que o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates teria inaugurado um escritório de representação da estatal no Rio Grande do Norte que uns poucos dos acólitos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ávidos por puxar o tapete do ex-senador potiguar anunciaram que o presidente da estatal estaria “fazendo política”, sob a alegação de que não existia justificativa para a instalação desse escritório em Terras de Poty.
CIUMEIRA
É uma ciumeira doida que esse pessoal tem do prestígio de Jean-Paul com o presidente Lula. Será que esses acólitos têm conhecimento que o Rio Grande do Norte é produtor de petróleo e gás e que é também o maior produtor de energia limpa (eólica) do Brasil e por isso mesmo se justifica a instalação de escritório representativo da Petrobras por aqui? Além do mais, a Petrobras tem escritório em quase todos os estados da federação por onde tem atividade.
FRASE
“Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor” (José Saramago)