DEBATES
Na sessão dessa quarta-feira, 06, o deputado dr. Bernardo (PSDB) fez comparações entre os três últimos mandatários estaduais: “A governadora Rosalba administrou o Estado por quatro anos e saiu pela porta dos fundos. Depois, Robinson Faria, que foi um grande gestor desata Casa, mas saiu com uma derrota acachapante”
RELATIVIDADE
Na ocasião, o dr. Bernardo não perdeu oportunidade em defender a gestão de Fátima Bezerra ao fazer essa colocação: “Fátima, não só administrou relativamente bem, mas conseguiu pagar um passivo imenso de folhas atrasadas, e o fato mais importante é que se reelegeu no primeiro turno, diferente dos anteriores, o que mostra que mesmo com todas as dificuldades, caminhou bem”.
DESCODENADO
Piada que vem ganhando espaços generosos nas redes sociais: “Após Zé Dirceu ser descondensado pelo STF, petistas vão fazer peregrinação até o Vaticano na tentativa de conseguir a sua beatificação”
RETORNO
Quem está retornando até o próximo dia 15 a Natal é o ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, depois de permanecer alguns dias na França aproveitando também para contatos empresariais pela Europa.
POLÍTICA
Como ainda estava no processo de quarentena após sua saída da presidência da Petrobras, Jean-Paul não participou do processo político eleitoral no RN, especialmente em Natal. Nesse seu retorno à Capital, Jean-Paul deverá falar sobre o seu futuro político.
COMPLEXIDADE
Já que prefeitos terão muitas dificuldades em defender os interesses de suas cidades quando entrar em funcionamento a partilha da arrecadação federal, Estados e Municípios vão criar um pré-Comitê Gestor para o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços – com o objetivo de fortalecer a atuação nos debates da regulamentação da Reforma Tributária.
COMPLEXIDADE II
Estarão na mesma mesa o Consefaz – que é o Conselho de Secretários Estaduais da Fazenda, a CNM – Confederação Nacional de Municípios e a FNP- Federação Nacional de Prefeitos. O pré-Comitê do IBS será composto por 10 secretários estaduais e dez representantes das duas entidades municipalistas.
BABÁ
O atual prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva, o Babá, candidato forte na sucessão de Luciano Santos na Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN na eleição que vai acontecer em janeiro/25, saiu em defesa dos municípios, denunciando que o governo do estado não havia pago a cota do Fundeb, referente a última semana de outubro.
FUNDEB
Segundo informações colhidas junto a Babá, o governo estadual se prontificou a pagar as duas parcelas contínuas, a do final de outubro e a primeira de novembro, nesta quinta-feira, 07, a todos os municípios. Só a cota da última semana de outubro da Prefeitura de Natal é de R$ 2.582.102,23. A menor contribuição semanal é do município de Santana do Seridó, de R$ 15.327,33.
SUCESSÃO
Bem não terminaram as eleições municipais, já se fala no próximo pleito de 2026 quando o eleitorado vai escolher deputado estadual, deputado federal, senador e governador. Pela situação, o PT deixa bem claro que a candidata a governadora será Natália Bonavides, que surpreendeu na disputa pela Prefeitura de Natal. Na oposição, estão postos na mesa os nomes de Alysson Bezerra, Álvaro Dias, Rogério Marinho e Styvenson Valentim.
SUCESSÃO II
Dos quatro nomes lembrados para disputar o governo do estado, dois poderão disputar as duas vagas do Senado Federal, enquanto dois irão pleitear a vaga do governo. Já na situação, o nome lembrado para suceder a governadora era o de Walter Alves, enquanto que para o senado são lembrados os nomes de Fátima Bezerra e de Ezequiel Ferreira de Souza.