QUEM SERÁ?
No lançamento da candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal, que ocorrerá na manhã desta terça-feira, está definitivamente acertado que o Partido Liberal – PL, dirigido em nível estadual pelo senador Rogério Marinho, indicará o nome para compor a chapa com o União Brasil. Falam no nome da médica Roberta Lacerda para ser a candidata a vice-prefeita, mas o fato de ser radical em seus posicionamentos pode pesar contrário para essa decisão.
ROBERTA
A doutora Roberta Lacerda ficou conhecida por ser contrária a utilização de vacinas contra a Covid em plena pandemia e esse radicalismo pode ter sido prejudicial à sua pretensão como candidata a deputada federal, quando obteve menos 10 mil votos em Natal, enquanto que o Sargento Gonçalves obteve mais de 24 mil votos. Para aceitar o nome da dra. Roberta, Paulinho Freire deverá analisar com profundidade se o nome ajuda ou prejudica a busca de votos.
SILÊNCIO
É sepulcral o silêncio mantido pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves (PSD) sobre a candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal, que agora passa a ser o seu forte concorrente. Surfando na onda das pesquisas eleitorais divulgadas até o final do ano passado, sempre atingindo a marca dos 30 pontos percentuais, o candidato do PSD esteve na iminência de contar com o apoio do partido União Brasil e, consequentemente, de Paulinho Freire.
JOANNA
Enquanto a candidatura de Carlos Eduardo segue fortalecida mesmo contando com apenas o seu PSD, a pretensão de Paulinho Freire ser prefeito de Natal segue abençoada pelo seu próprio partido, o União Brasil, e mais as siglas fortalecidas do Partido Liberal (PL), do Podemos, do PSDB e também do Partido Progressista (PP) do deputado federal João Maia. Já a candidatura de Joanna Guerra (Republicanos), com o apoio do prefeito Álvaro Dias, ainda não está confirmada.
RAFAEL
Embora receba o apoio irrestrito do prefeito Álvaro Dias, inclusive sujeito a penalidades jurídicas eleitorais, a candidatura de Joanna Guerra tem prazo para ser viabilizada. E enquanto não viabiliza efetivamente a sua pretensão de disputar a sucessão de Álvaro, Joanna segue sua trajetória com a incômoda sombra do ex-deputado federal Rafael Motta (PSB). Talvez por isso que a “queridinha de Álvaro” tenha alfinetado Rafael como quem “desconhece os problemas da cidade”.
MDB
O diretório municipal do MDB em Natal já se pronunciou e tornou público seu desejo de indicar o nome para compor a chapa da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa pela sucessão de Álvaro Dias (Republicanos). Como a candidata do PT será a deputada federal Natália Bonavides, deverá também haver uma disputa dentro da Federação de partidos, PT/PV e PC do B, para indicar o nome para compor a chapa. O PV, da deputada Eudiane Macedo que renunciou ser candidata para apoiar Natália, vai querer indicar o nome para compor a chapa.
NATÁLIA
Na batalha pela conquista da Prefeitura de Natal, a candidata Natália Bonavides (PT) vai carregar o peso de ser defensora de direitos de bandidos (ela não votou favorável a lei que aumentava a pena de criminosos). Além do mais, uma das bandeiras de Natália é defender os mesmos propósitos do MST, que por sua vez se acha no direito de invadir propriedades privadas, mesmo aquelas produtivas.
ROSALBA
Quem está sendo assediada por partidos políticos para tentar voltar a governar o seu município Mossoró é a ex-senadora, ex-governadora e ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Falam numa grande aliança de partidos políticos com o seu apoio, mas Rosalba não tem sinalizado entusiasmo pela ideia. Mas também ainda não descartou a possibilidade de enfrentar o seu adversário Allyson Bezerra, bem avaliado pelo eleitorado mossoroense.
FRASE
Do presidente Getúlio Vargas sobre a classe política: “Tem gente capaz, o problema é que a maioria é capaz de qualquer coisa” .

