ENQUADRADA
Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazia afagos intermináveis aos membros do Superior Tribunal Federal (STF) e era retribuído com presença de Ministros do STF em seus rega-bofes como se tudo fosse encaminhado para um fortalecimento mútuo dos dois poderes em detrimento do Legislativo, eis que o presidente Arthur Lira (PP), da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco (Republicanos), do Senado Federal, mandam respectivos recados para o presidente Lula e para o STF.
ISOLAMENTO
Na verdade, o presidente Lula sabe que não consegue dobrar o Congresso ao seu bel prazer e por conta do endurecimento do legislativo, o presidente da República vetou Emendas Parlamentares anteriormente acordadas, o que resultou no discurso duro do presidente da Câmara, Arthur Lira, por ocasião da abertura dos trabalhos legislativos. Igualmente ao que ocorreu com o ex-presidente Bolsonaro, Lula também vai ter que abrir mais negociações com o legislativo. Enquanto isso, senador Pacheco foca em mudanças nas prerrogativas do STF.
ROBINSON
O Partido Liberal (PL) no RN, presidido pelo senador Rogério Marinho, está diminuindo de tamanho. Logo na chegada à presidência do PL aqui no Estado, Rogério sentiu o baque com a saída do deputado federal João Maia. Agora, conforme está anunciando, quem deve deixar o PL ainda menor é o ex-governador e deputado federal Robinson Faria.
MÉTODOS
O Partido Liberal, que elegeu na bancada do RN quatro deputados federais, passará a contar apenas com o General Girão e o Sargento Gonçalves, ambos também desgostosos com os métodos de Rogério Marinho. O General Girão, por exemplo, alardeia que só soube da decisão de seu partido apoiar a candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal por intermédio da imprensa.
EX-GOVERNADOR
Enquanto aprecia quais serão as reações de seus colegas na Câmara dos Deputados, General Girão e Sargento Gonçalves em relação aos métodos do senador Rogério Marinho dentro do PL, o ex-governador Robinson Faria não tem uma decisão tomada quanto ao seu futuro partido político. A uns, o ex-governador tem assegurado sua ida para presidir no RN o Partido Republicanos, hoje sob o controle do prefeito de Natal, Álvaro Dias. O Republicanos já enxerga Álvaro com os dias contados em seu mandato.
PSDB
A outros, o deputado federal Robinson Faria sugere sua ida para o Partido da Social Democracia Brasileira, O PSDB. Mas só irá ingressar nessa sigla se ficar com o controle no partido no RN, que hoje é dirigido pelo deputado Ezequiel Ferreira de Souza. A cúpula federal do PSDB sabe que o partido é forte no RN, contando com a maior bancada na Assembleia Legislativa. Difícil a destituição de Ezequiel da presidência regional do PSDB.
FEDERAÇÃO
Apesar da contestação de lideranças locais, ganha força para valer a partir das eleições municipais a consolidação da Federação de partidos formada pelo Partido Progressista (PP), União Brasil (UB) e Republicanos. Nos caminhos emaranhados de Brasilia, o senador Ciro Nogueira está articulando a Federação de Partidos em nome do PP, enquanto no União Brasil a missão foi dada a Antônio Rueda, futuro presidente da sigla, e pelo Republicanos, Marcos Pereira discute o tema junto a outros aliados
MUDANÇAS
Em consolidando a Federação de Partidos com PP/UB/Republicanos, a situação na política do RN, e em especial em Natal irá registrar mudanças. No caso específico, o atual presidente regional do Republicanos, Álvaro Dias, já não poderá apoiar a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), pois dentro da Federação já existe um pré-candidato, que é Paulinho Freire, do União Brasil.
EMARANHADO
Nesse emaranhado de siglas, a Federação União Brasil/PP/Republicanos, formando um bloco de partidos de centro-direita, já sai com o compromisso de que não haverá apoio à provável candidatura de reeleição de Luiz Inácio Lula de Souza e para isso haverá intensificação para o fortalecimento das siglas nos estados da federação.
ÁLVARO
O prefeito de Natal tem tempo ainda de repensar seus apoios a pretensos candidatos à sua sucessão ou até mesmo mudar novamente de partido. Caso o ex-governador Robinson Faria opte por se filiar ao Republicanos, certamente que o prefeito de Natal não vai se sentir à vontade para passar a ser liderado de Robinson.
MUDANÇA
Na possibilidade do deputado Robinson Faria optar por ingressar no PSDB, Álvaro continuará no comando do Republicanos, mas terá que mudar a sua pretensão em apoiar a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, uma vez que a provável Federação já terá o seu candidato, que é Paulinho Freire, do União Brasil. A política partidária é dinâmica.