Acordo no Tarcísio Maia
Foi suspensa a paralisação dos médicos que atuam na UTIs do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, que estava marcada para hoje. Os profissionais aceitaram nova proposta do Governo do RN. Agora, as novas datas para pagamentos são: 10/02 para o mês de setembro e 28/02 para pagamento referente ao atrasado de outubro. Em caso de descumprimento pelo Estado, haverá paralisação no dia subsequente.
Rodízio
Permanece instável a situação da secretaria de Saúde de Natal. Aos 36 dias da nova gestão, a pasta segue sem titular. Rayanne Araújo, adjunta, está ocupando o espaço enquanto novo nome não é encontrado por Paulinho Freire. Ela já consta como coordenadora da área de Saúde e Segurança na Indústria no site do Sesi, onde deverá atuar assim que conseguir deixar a gestão municipal, de onde já pediu demissão.
Instabilidade
Fato é que uma das áreas mais sensíveis de uma gestão pública ainda está sem rumo na capital. Antigos problemas precisam de encaminhamento e novos projetos – promessas de campanha – precisam ser implementados. Para apresentar soluções dos 100 dias de gestão na área, Paulinho Freire precisa correr contra o tempo.
AL sem Fátima x CMM com Allyson
Enquanto a Assembleia Legislativa abriu a sessão legislativa de 2025 sem a mensagem anual da governadora, por incompatibilidade de agendas, lá em Mossoró, os vereadores vão esperar Allyson Bezerra. Ele tem viagem à Brasília essa semana. Apesar do Regimento Interno determinar o retorno na primeira semana de fevereiro, a abertura será somente no dia 18.
Desaparecimento
O PSDB deve desaparecer em março. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a data foi marcada por Kassab. Até lá ele toma uma decisão entre PSD e MDB para a fusão com partido, que deverá ser incorporado por uma das legendas.
PSDB de Styvenson
O senador Styvenson Valentim admitiu que a filiação ao PSDB tem relação com a possibilidade de fusão da sigla com o Podemos, antiga legenda do parlamentar. Segundo Valentim, a mudança foi estratégica. A informação é do jornal paranaense Gazeta do Povo.
Ezequiel bacurau
As portas do MDB estão realmente abertas a Ezequiel. Caso a situação no PSDB se torne insustentável, Walter Alves já deixou claro a pessoas próximas que o comando da sigla no Estado está aberto ao parceiro, com quem tem acordos para a eleição de 2026. Seria o retorno à sigla 12 anos depois. Com ele, Ezequiel pode levar pelo menos três deputados estaduais para a sigla bacurau: Dr Bernardo, Kleber Rodrigues e Galeno Torquato.
Sonho
Em mais uma promessa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garante que a obra de duplicação da BR-304 vai começar no segundo semestre deste ano. A obra na via que liga o RN e o CE é uma necessidade turística e econômica do Estado e vai contribuir muito para o escoamento da produção da fruticultura para exportação, por exemplo. Além de ser uma questão de segurança.
Inércia
Há muito se fala sobre a duplicação da BR-304. Só a duplicação da Reta Tabajara durou mais de 10 anos. A não realização da obra até hoje só demonstra a falta de sintonia política entre as lideranças do RN que já ocuparam diversos e representativos espaços de poder em âmbito estadual e federal ao longo da história.
Tempo extenso
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta afirmou que oito anos de inelegibilidade “é um tempo extenso”. Para parte da classe política, agora é. A nova manobra da oposição para fazer com que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dispute a eleição presidencial de 2026 – e que deve beneficiar outros condenados – é uma proposta de retrocesso ao Brasil.
Corrupção
A Lei da Ficha Limpa tem mais de 12 anos e surgiu de um dos maiores movimentos de combate à corrupção que já se viu no país. As discussões começaram em 2009, e a proposta de iniciativa popular foi sancionada em 2013.
Férias
As férias do ex-prefeito de Natal continuam de sobreaviso. Álvaro Dias encerrou agenda de cinco dias em Brasília. No Instagram, afirmou que conta com a “ajuda de parlamentares para ajudar o Estado”. Para ele, não é mais nem 2026. Já chegou 2027 e ele está eleito.