MILKLEI LEITE
A nomeação de Júlia Arruda animou Milklei Leite. Entre os aliados que ainda não foram acomodados, o ex-vereador ainda mantém conversa com a gestão estadual para defi nir seu rumo. Milklei desistiu de candidatura à reeleição para se candidatar a vice-prefeito em chapa com Natália Bonavides na disputa municipal em Natal. Por enquanto, além da presidência estadual do PV, Milklei passa a presidir também a Federação Brasil da Esperança no RN.
ODON NA ALRN
Parte também das acomodações de aliados, o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, agora integra o gabinete do deputado Francisco do PT. Para assumir, ele recebeu a cessão da Prefeitura de Natal por dois anos. É que Odon é servidor efetivo da Semtas, e foi cedido por Paulinho Freire. Odon Junior elegeu seu sucessor na cidade seridoense.
JULIA NOMEADA
A ex-vereadora Júlia Arruda (PCdoB) voltou a assumir posto de secretária das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do RN. A nomeação faz parte da acomodação do PT aos aliados, passada a ressaca eleitoral. Integrante da Federação (PT-PCdoB-PV) Júlia Arruda obteve 5.180 votos na eleição de 2024, e fi cou de fora por 9 votos. Samanda Alves (PT) ocupou a quarta vaga conquistada pela Federação.
ACOMODAÇÃO
Por pouco, Julia não foi empossada deputada estadual. O Governo convidou, nesta semana, o deputado Hermano Morais, que é do PV, para assumir a secretaria de Turismo. Com a negativa do deputado, que preferiu focar no mandato para trabalhar reeleição, o PT encontrou outro caminho.
SEM TRAUMAS
Por falar em PV, a saída de Eudiane Macedo não será problemática. Miklei prefere marcar uma reunião cara a car com a deputada para tratar de sua desfi liação, mas não vai difi cultar a saída e nem deve propor cassação de mandato. Alívio para Eudiane.
EUDIANE
No ano passado a deputada se aproximou do União Brasil, quando fez campanha para o marido, eleito à Câmara Municipal. Agora, ela deve escolher o partido como destino para a disputa de 2026. O União Brasil deve garantir boas chances à sua reeleição. A nominata terá nomes como Robson Carvalho, que foi o vereador mais votado em 2024 e teve uma boa votação em 2022 à deputado estadual. A primeira dama, Nina Souza, também pode compor a nominata à estadual.
NINA 2026
Porém, não é certa ainda a postulação de Nina à deputada estadual. Paulinho Freire pode querer preservar a sua vaga na Câmara Federal, já que ele conta com vários prefeitos e lideranças que querem permanecer vinculados a ele.
FUTUROLOGIA
Enquanto a oposição se articula para 2026, o Governo também. Ontem e antes de ontem aconteceram duas reuniões que trataram da análise do momento e previsões sobre o futuro político do grupo governista. Estavam presentes Raimundo Alves, Adriano Gadelha, Walter
Alves e Ezequiel Ferreira, mas nenhuma definição vazou sobre este encontro.
IMOBILIZAÇÃO
Segundo informações de pessoas próximas, o PT RN deve aguardar os rumos nacionais. Por enquanto está segurando as bases. “Em política nem sempre vence quem sai na frente, mas também não pode ser tardio. Tem que avaliar o tempo certo, sem fi car imobilizado”, disse uma fonte.
TUCANOS
Quem também deve aguardar os rumos nacionais é Ezequiel Ferreira. Só após a confi rmação sobre fusão do PSDB é que ele deverá defi nir permanência ou mudança partidária. Convite para o MDB está de pé. Até agora, o presidente dos tucanos no RN ainda não conversou com os deputados. O novo integrante da sigla, Styvenson, também não deu maiores detalhes sobre sua chegada.
DESPEDIDA
Hoje é o último dia desta interina à frente da Coluna +Política. Na edição da próxima terça-feira, o titular Tulio Lemos, vulgo Sherlokinho, reassume o posto. Ele retorna das férias também na bancada do programa 12 em Ponto, na 98 FM, ao lado das jornalistas Andreia Freitas e Anna Karina. Aqui, deixo meus agradecimentos pela leitura.