DESUNIÃO
A briga entre o vereador Robson Carvalho e o deputado Taveira Jr. é um sinal de que o ex-senador José Agripino, presidente do União Brasil, não está exercendo o comando partidário como deveria.
DESUNIÃO II
Há quem diga que o processo movido por Robson Carvalho contaria com o apoio de Agripino. “Será que Zé Agripino deixaria isso acontecer, de um vereador entrar com processo contra um deputado do partido, sem ter a anuência dele”, disse uma fonte com acesso ao União Brasil.
DESUNIÃO III
Para quem conhece Agripino, realmente é difícil acreditar que uma situação como essa aconteceria sem o aval dele. O pior é que o partido também sai arranhado dessa situação. Afinal, é um vereador acusando um deputado de abuso de poder econômico. E agora, José?
DISPUTA
A disputa interna entre os deputados General Girão e Sargento Gonçalves, para ser o candidato do PL à prefeitura de Natal, poderá ter influência nacional. Apesar de Gonçalves dizer que conversou com Bolsonaro sobre o tema, quem realmente tem força e acesso ao ex-presidente é o General Girão.
RACHA?
Enquanto a extrema direita enfrenta um racha superficial para a escolha do candidato do PL a prefeito de Natal, a esquerda também poderá enfrentar situação semelhante. O lançamento da candidatura da deputada Eudiane Macedo, pelo PV, que integra a federação com o PT, é um sinal de que poderá haver disputa no grupo liderado pela governadora.
DIVERGÊNCIA
O PV não está satisfeito com o comportamento do governo na nomeação do diretor do Iphan, cargo federal que era almejado por Rivaldo Fernandes. Mas a escolha do candidato a prefeito em 2024 não será extremada pela insistência do PV. Natália e Eudiane vão se entender.
GRUPO
O novo grupo político que nasce na Câmara de Natal, o G9, conta com o apoio e a simpatia do deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato a prefeito de Natal no próximo ano. Freire mantém uma boa relação com todos os vereadores que devem assinar ficha em novo partido.
RECLAMAÇÃO
Na semana passada, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu os vereadores do G9 para uma reunião. Porém, devido ao estilo nada habilidoso de Álvaro, os vereadores saíram da reunião chateados e reclamando do comportamento do prefeito. Lógico que a reclamação não é pública.
FORTALECIMENTO
O fortalecimento interno do nome de Paulinho Freire para suceder o prefeito Álvaro Dias, poderá ter desdobramentos no futuro. Afinal, Álvaro não sinaliza apoio ao nome de Paulinho, que recebe aval de cerca de 20 parlamentares natalenses. Politicamente, Freire está mais que fortalecido. Precisa que esse apoio seja transformado em intenção de voto junto ao eleitorado.