QUEDA
Matéria feita pelo jornalista Tiago Rebolo, no Portal da 98 FM, revela que os municípios do RN receberam mais de R$ 100 milhões a mais que o mesmo período do ano passado. Com dados do próprio Tesouro Nacional, os números derrubam a motivação do protesto dos prefeitos.
MOTIVAÇÃO
Faixas, cartazes e discursos dos prefeitos, sob o comando da Femurn, apontavam para queda nos números do FPM. O problema é que houve mistura nos temas. Uma coisa é cobrar aumento no percentual do FPM; outra coisa é dizer que as prefeituras estão quebradas pela queda do FPM.
DIFERENÇA
Nesse caso, como houve mistura de temas e se destacou a queda do FPM como se fosse verdade em números gerais. Os dados desmoronam os discursos dos prefeitos, que devem mirar apenas no reajuste percentual do FPM, sob pena de contaminar com mentira, um fato verdadeiro e necessário.
PARAÍBA
Outro ponto interessante que sepulta argumentos negativos da manutenção da alíquota do ICMS do RN em 2024 é que sempre há comparação com a Paraíba. Porém, o vizinho Estado não aumentou o ICMS e perdeu quase R$ 100 milhões da receita em relação ao mesmo período do ano passado.
SAÍDA
Vereador Raniere Barbosa conseguiu decisão judicial com justa causa para se desfiliar do Avante. A juíza Maria Neíze de Andrade Fernandes, reconheceu que havia concordância da direção do partido para a desfiliação.
DESFILIAÇÃO
Em seu parecer, a juíza utilizou uma decisão do desembargador Cláudio Santos para fundamentar a justa causa que vai permitir Raniere deixar o Avante sem risco de cometer infidelidade partidária e perder o mandato.
FILIAÇÃO
Raniere Barbosa tem convite de três partidos para assinar ficha de filiação. Por enquanto, o parlamentar estuda qual a melhor opção: “Vou me filiar no partido que eu tenha voz, espaço e seja respeitado como grupo político”. Qual será?
RACHA
Disputa interna acirrada entre General Girão e Sargento Gonçalves pela indicação do PL na disputa pela Prefeitura de Natal. Gonçalves diz que Girão não se viabilizou e quer assumir o lugar com discurso mais agressivo da extrema-direita.
FORA
Com a disputa entre os dois federais, fica claro que Rogério Marinho realmente desistiu de apoiar a candidatura de Paulinho Freire. Pelo menos no primeiro turno.
CANDIDATURA
A coluna já havia noticiado uma conversa entre Marinho e Freire, em que o senador explicou ao deputado que o PL terá candidatura própria em Natal.