INFLUÊNCIA
As candidaturas postas ou ventiladas a prefeito de Natal poderão sofrer as influências, positivas ou negativas, das gestões executivas nas três esferas de poder: Álvaro Dias, prefeito; Fátima Bezerra, governadora e Lula presidente.
PREFEITURA
O prefeito Álvaro Dias é um grande cabo eleitoral. Seu poder de transferência e sua força na sucessão, vão depender de como ele estará em 2024. Se estiver bem na gestão e com popularidade em alta, seu apoio é fundamental. Do contrário, ter seu apoio é prejudicial.
GOVERNO
Situação semelhante em relação à governadora Fátima Bezerra. Depende de como o governo estará na avaliação popular. Afinal, o PT já perdeu seis eleições para prefeito de Natal; inclusive a própria Fátima perdeu com Lula na presidência.
PRESIDÊNCIA
Lula tem tudo para ser um grande cabo eleitoral. Porém, vai depender também da avaliação popular que o governo terá em 2024. Se estiver bem, ajuda; do contrário, atrapalha.
CONSTRUÇÃO
Independente do apoio de lideranças ou de estruturas governamentais, Natal sente a falta de um candidato que discuta a cidade, seus problemas, suas soluções, sem ser em época de eleição. Mostrar conhecimento a respeito de números, dados, índices e apontar caminhos. Até hoje, ninguém apareceu com esse perfil fora do pleito para debater com seriedade.
ATMOSFERA
As campanhas eleitorais acontecem em períodos cada vez mais curtos; e o pior é que o ambiente da disputa, a atmosfera do radicalismo diante de posições já tomadas até pelo eleitor, dificultam que alguém tenha interesse em ouvir algo realmente novo, com conteúdo. Isso tem que ocorrer antes que as paixões contaminem cabeças e corações.
POLARIZAÇÃO
Há outro fator que não era levado em conta nos pleitos anteriores: A polarização ideológica. No caso de Natal, Lulistas (esquerda) e Bolsonaristas (direita), travaram uma batalha cujo resultado foi equilibrado. Apesar da vitória de Lula nos dois turnos na capital, os números revelaram que houve proximidade entre os dois candidatos.
POLARIZAÇÃO II
Portanto, a polarização ideológica poderá ter importância na sucessão do prefeito Álvaro Dias. Porém, ser candidato da direita ou da esquerda, precisa ser de verdade para ser abraçado pelo eleitorado daquele segmento.