POLÍTICA
A política é abastecida por movimentos positivos e negativos que produzem a atmosfera do dinamismo, retratada por um político mineiro na analogia comparativa com as nuvens, que a cada momento, apresentam um formato diferente.
FUTURO
O movimento das nuvens políticas é acionado a partir da popularidade dos líderes. Trazendo para a eleição municipal do próximo ano, os líderes nacionais e estaduais podem influenciar positiva ou negativamente seus aliados.
LIDERANÇAS
O RN sofre a influência dos líderes nacionais da polarização. Pela oposição, o grupo comandado pelo senador Rogério Marinho sofre os efeitos positivos ou negativos da imagem de Jair Bolsonaro. Se o marido de Michelle estiver em alta, ajuda no apoio aos seus aliados. O contrário também acontece.
GOVERNO
Pelo lado governista, lidera a governadora Fátima Bezerra, que sofre a influência positiva ou negativa do presidente Lula, que já se revelou um grande puxador de votos para seus aliados. A reeleição de Fátima é um exemplo concreto da força de Lula nas urnas. Porém, o contrário também acontece.
SITUAÇÃO
Hoje, o governo Lula está bem por conta dos números da economia. Pode melhorar ou piorar. Bolsonaro não está bem por conta dos escândalos das joias e outras situações negativas. Isso é hoje. Amanhã pode ser o inverso. Bolsonaro bem e Lula em baixa. Ou não.
DEFINIÇÃO
Portanto, numa eleição majoritária, o começo de tudo é a preservação da imagem do candidato ou da candidata de escândalos. O crescimento numérico no aspecto eleitoral é consequência de outros fatores que podem surgir no decorrer da pré-campanha.
REUNIÃO
Dois ministros do Supremo Tribunal Federal participam de um café da manhã com Bolsonaro, cujo cardápio é o choro da derrota na eleição presidencial. Kássio Nunes Marques e André Mendonça tiveram agenda com o presidente fora da agenda oficial.
REUNIÃO II
A questão hoje no Brasil é a seletividade da indignação. Os mesmos que bradaram contra a presença do ministro Alexandre Moraes no jantar com Lula, silenciam diante do café com Bolsonaro.
POSTURA
Na verdade, ministros do Supremo não devem participar de eventos festivos com chefes do Executivo que eles julgarão processos de seu interesse. Seja pela esquerda ou pela direita, é postura inadequada de um magistrado. Sem seletividade.
JOIAS
Está cada vez mais feia e com contornos criminosos essa história das joias surrupiadas do Palácio e vendidas no exterior. A turma conseguiu enlamear a farda. E ainda há quem defenda.