PRESSA
A turma do PT precisa conter a ansiedade. Pelo menos publicamente. Comemorar possível cassação do mandato de Rogério Marinho e já antecipar candidatura numa possível eleição suplementar, é o que pode ser chamado de precocidade precoce.
TUCANOS
Presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, sinaliza que o PSDB em Natal deverá fortalecer a candidatura do deputado federal Paulinho Freire. Diferente do prefeito Álvaro Dias, que ignora posição de vereador, Ezequiel acompanha vereadores de seu partido no pleito municipal.
PLEBISCITO
Em entrevista na 98 FM, prefeito Álvaro Dias deixa claro seu interesse no caráter plebiscitário do pleito de 2024. Ou seja: Ele quer que o eleitor de Natal vote levando em consideração a aprovação ou desaprovação de sua gestão.
CANDIDATA
Nesse caso, para Álvaro, o melhor é ter a secretária Joanna Guerra como candidata em 2024. Perfil técnico, sem vícios, desgaste ou rejeição, Joanna seria apresentada como instrumento de continuidade da gestão Álvaro. Se ele estiver bem, o eleitor pode acatar o nome de sua candidata; do contrário, é peia grande nas urnas.
ESTELIONATO
A 3R Petroleum, empresa que comprou a refinaria de Guamaré, é o que podemos chamar de estelionato comercial. Sob o pretexto de, após a privatização, a gasolina certamente iria baixar de preço. Estelionato gigante. A empresa comprou a refinaria e só contabiliza aumento no preço da gasolina. Enquanto a estatal Petrobras, já reduziu várias vezes o valor do combustível.
PARCERIA
Rentável a parceria do Seturn com a Prefeitura de Natal. Sob a gestão Álvaro Dias, os empresários de ônibus não têm do que reclamar. Jogando para a arquibancada, o prefeito não autoriza aumento de tarifa. Porém, os acordos feitos nos bastidores, só produzem sorriso.
PARCERIA II
Na realidade, o Seturn conquistou um ‘alívio’ nas dívidas milionárias, segundo palavras do próprio prefeito. O problema é que ele não diz que alívio é esse e como esse alívio será operacionalizado. Afinal, bote alívio nisso, pois os empresários devem R$ 25 milhões em ISS. Terão dívidas aliviadas e ainda serão premiados com isenção total do ISS por 24 meses, o que deverá chegar perto dos R$ 20 milhões.
PARCERIA III
Portanto, nada como ter um prefeito parceiro para ter alívio no que deixou de pagar e ainda ficar livre do que iria pagar. E todos comemoram o Natal em Natal. Ah, já ia esquecendo: Esses empresários são aqueles que reclamavam de quebradeira financeira. De repente, a turma aparece com 100 ônibus novos. Aí sim.
FEMURN
Prefeito Luciano Santos, presidente da Femurn, saiu totalmente enfraquecido do episódio em que foi ‘engolido’ pelos radicais e teve que aceitar o fato consumado de ter que ir a um protesto em que foi cobrado justamente o que o próprio Luciano havia discutido com o governo uns dias antes. O prefeito caiu em areia movediça e pode ter perdido a liderança.

