SINALIZAÇÃO
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, continua com seu jogo político que mais confunde que explica. Ora sinaliza para reaproximação com Paulinho Freire, ora joga confete em Rafael Motta. E anda com Joanna Guerra à tiracolo.
JOGO
Nesse jogo político do prefeito, do final de semana para ontem, Álvaro sinalizou politicamente de forma mais efetiva para o nome de Rafael Motta. Afinal, expôs positivamente o nome de Rafael como responsável pela emenda que vai viabilizar a construção do Hospital Veterinário de Natal. Um golaço de ambos numa área sensível e gigante.
HOSPITAL
Há algo a mais nesse discurso de Álvaro sobre a emenda de Rafael Motta. Afinal, a emenda não é nova, o projeto do hospital não foi apresentado, o dinheiro não saiu… Então, por que Álvaro, ‘do nada’ joga o assunto e deixa Rafael surfando na onda positiva?
MISTÉRIO
Cabe à Prefeitura de Natal apresentar detalhes da emenda, expor o projeto do hospital, o local onde será construído, a data prevista para liberação dos recursos. Ou seja: detalhes sobre a construção desse hospital. Sob pena de entrar em descrédito e o tiro sair pela culatra.
UNIÃO
Senadora Zenaide Maia cada vez mais perto do prefeito de Mossoró e mais longe da governadora do Estado. A mulher de Jaime Calado tenta criar ‘liga’ com Allyson Bezerra, que não assinou ficha no PSD do casal Calado, mas prometeu votar pela reeleição de Zenaide.
CONTRA
Nas duas principais cidades do Estado, Zenaide vai apoiar candidaturas contra os nomes do PT de Fátima Bezerra. Em Natal, vai de Carlos Eduardo contra Natália Bonavides; em Mossoró, vai de Allyson contra Isolda.
DISTÂNCIA
Ao se posicionar contra os candidatos de Fátima e do PT em Natal, Mossoró e em São Gonçalo, Zenaide Maia deixa marcas negativas na militância do PT, que a acolheu em 2014, numa improvável eleição majoritária nas asas da popularidade de Fátima Bezerra.
FUTURO
Se o plano do casal Jaime e Zenaide é se fortalecer para o projeto de reeleição de Zenaide, está indo justamente na contramão do bom senso político. Ficar contra o PT hoje para querer fazer parte da chapa majoritária amanhã, não faz parte da estratégia inteligente da política. É justamente o contrário.
FIDELIDADE
E também há outro ponto a ser avaliado: o que representa uma eleição municipal para a majoritária estadual? Depende. Quando Carlos Eduardo deixou Álvaro na Prefeitura, esperava contar com o apoio do pai de Adjuto no pleito estadual. Na eleição, Álvaro apoiou Rogério Marinho para derrotar Carlos Eduardo. Cada eleição é uma história.