GUERREIRA
A política do RN ficou mais pobre sem Wilma de Faria. Gostem ou não dela ou de seu estilo, mas a Guerreira fez história na política potiguar, com vitórias e derrotas, aliada ou adversária das famílias tradicionais. O empoderamento feminino foi vanguarda desde 1985, quando Wilma entrou na política. Da primeira derrota, fez o trampolim para inúmeras vitórias.
DISPUTA
Wilma disputou sua primeira eleição contra Garibaldi Filho, em 1985, na volta das eleições diretas para prefeitos de capital. Única ‘arma’ dos Maia contra os Alves, a inexperiente Wilma, na época, chamada de ‘Vilma Maia’, perdeu para o carismático Garibaldi, que iniciava ali sua vitoriosa carreira política fora da Assembleia.
REENCONTRO
Wilma se reencontrou com Garibaldi em 2006, quando tiraria a invencibilidade do pai de Waltinho e se reelegeria governadora do RN.
DERROTA
Wilma de Faria venceu Fátima Bezerra duas vezes para a prefeitura de Natal. Fátima lhe devolveria uma derrota na disputa para o Senado, quando foi eleita em 2014.
COMPORTAMENTO
Wilma chamava a atenção da classe política dominante por não aceitar amarras. Foi aliada dos Maia, sob o comando de Agripino, com quem viria a romper para ficar com os Alves mais adiante. Alves e Maia sabiam que Wilma não aceitava ser tutelada. Venceu e perdeu de cabeça erguida.
CARRÃO
Segundo Sherloquinho, o filho de Nixon Baracho, prefeito de Alto do Rodrigues, chama a atenção da cidade por andar num carrão, uma Mercedes. ‘Sinais exteriores de riqueza’ é como o MP chama esse tipo de ‘ostentação’?
GRANA
Por falar no Alto do Rodrigues, a cidade está ‘nadando’ em dinheiro. Com receita de quase 15 milhões por mês, o prefeito Nixon Baracho nem sabe o que fazer direito com tanta grana. Talvez outros saibam.
PIJAMA
Frase certeira dita por jornalistas numa mesa de bar durante o Mossoró Cidade Junina: “As oligarquias de Mossoró estão de pijama”. Nesse caso, é o pijama da aposentadoria eleitoral.
JUSTIÇA ELEITORAL
A ‘campanha’ para ser nomeado pelo presidente Lula juiz do TRE pelos próximos dois anos, está pegando fogo nos bastidores. Segundo Sherloquinho, até Janja está recebendo ‘dossiês’ com gente militando forte na direita em eleições no RN. Quem será?
NOMEAÇÃO
A disputa está entre juiz Daniel Cabral Mariz Maia e os advogados Thales de Lima Góes Filho e Valéria Carvalho de Lucena Pantaleão. Para qual dos três Lula vai olhar e dizer: “Sai fora, teu passado te condena”?