NOME
Os balões de ensaio em relação a candidaturas majoritárias para 2024 já começaram com nomes improváveis. O da vez é que o candidato do prefeito Álvaro Dias poderá ser Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura do município. Possibilidade zero.
CANDIDATO
A possibilidade zero da candidatura de Carlson Gomes dita na nota é porque o prefeito Álvaro Dias não é Wilma de Faria para conseguir eleger um completo desconhecido da política de Natal, sem nome ou densidade eleitoral. E também não é suicida político para embarcar numa aventura que tem o fracasso como parceiro.
FORTE
O prefeito de Natal não é um novato em política. É uma raposa que vem comendo as galinhas desde o Seridó. Sabe andar em trilha e em asfalto. Só precisa ter cuidado com a vaidade, que costuma ser maior do que a racionalidade e bota tudo a perder.
DEFESA
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, vestiu o figurino que mais se adequa ao seu estilo: paletó de arrogante com sapato de prepotência. Começa sua ‘defesa’ tentando desmentir a imprensa sobre a reprovação de suas contas.
REPROVAÇÃO
“Não tenho contas reprovadas pelo TCE”. Na realidade, houve sim reprovação de contas pelo TCE. Ele fala como se desprezasse que o relatório de auditoria técnica foi votado num colegiado do TCE. E foi sim reprovado.
INTENÇÃO
O ex-prefeito também diz que não houve dolo (intenção do cometimento da irregularidade), dano ao erário ou questão ética. Não é isso que deve pensar o quadro de conselheiros do TCE, pois o relatório de uma de suas contas desaprovadas foi encaminhado ao MP para providências.
DIVERGÊNCIAS
Mas, o mais engraçado na defesa de Carlos Eduardo é a força de sua argumentação para defender a gestão. Segundo ele, a reprovação significa “apenas divergências entre os técnicos da PMN e os técnicos do TCE”.
DIVERGÊNCIAS ii
Portanto, a partir de agora, quando um juiz condenar um réu, baseado nas provas apresentadas pela acusação, caberá ao advogado de defesa, derrotado em sua tese, elevar o tom de voz e dizer: “O que houve foi apenas divergência entre a versão do meu cliente e a investigação da Polícia”.
PRESIDENTE
De acordo com Sherloquinho, o futuro presidente do PL, que aposentou João Maia da cansativa tarefa de presidir um partido por 21 anos, já tem um apelido que casa perfeitamente com seu estilo pessoal: Ice Man – o Homem de Gelo. A turma não perdoa.
JUSTIÇA
Presidente Lula vai escolher o nome para ser juiz do TRE nos próximos dois anos. Entre os escolhidos pelo TJ na sequência decrescente de votação, estão o juiz Daniel Cabral Mariz Maia e os advogados Thales de Lima Góes Filho e Valéria Carvalho de Lucena Pantaleão.
JUSTIÇA II
Para nomear o futuro juiz do TRE, o presidente Lula deverá fazer um pente fino na vida de cada um, especialmente em relação ao passado de militância política. A partir daí, a nomeação ficará mais fácil.