APROVAÇÃO
Assembleia Legislativa aprovou o orçamento do governo para 2023 em quase 18 bilhões de reais. A expectativa agora é a votação do projeto que reajusta a alíquota do ICMS, que deve ocorrer na próxima semana.
DIPLOMAÇÃO
Solenidade de diplomação na Justiça Eleitoral potiguar vai reunir, pela primeira vez, aliados e adversários do último pleito. Diplomados na chapa majoritária, Fátima Bezerra e seu vice, Walter Alves, e também o senador Rogério Marinho. Deputados de oposição e governo se encontrarão no TRE.
PARTIDO
Prefeito de Natal, Álvaro Dias, em seu discreto jeito de fazer política, deu uma rasteira em Abraão Lincoln e assumiu o comando do Republicanos no RN. Quer ter um partido para chamar de seu, sem risco de interferências que possam criar problemas futuros.
LIBERDADE
Álvaro quer o comando de um partido para ter liberdade de posicionamento nos pleitos futuros. Na eleição de 2024, quando pretende eleger seu sucessor e na de 2026, quando deverá disputar a eleição majoritária, na condição de candidato a governador ou senador.
BRONCA
Dor de cabeça grande para o deputado estadual reeleito Nélter Queiroz. O MP Eleitoral pediu a cassação de seu registro ou do diploma por irregularidades praticadas na eleição. É uma dor de cabeça que se arrasta durante todo o mandato.
CANDIDATURA
Na eleição da Assembleia, que vai ocorrer em 1º de fevereiro do próximo ano, a permanência do deputado Ezequiel Ferreira para mais um mandato é consensual. O problema está no segundo biênio, que há três candidaturas postas.
CANDIDATURA II
No caso do sucessor de Ezequiel, há dois candidatos governistas que postulam o cargo: Kléber Rodrigues e George Soares, que ainda não se entenderam e permitiram o surgimento de Tomba Farias, da oposição.
CANDIDATURA III
Nesse caso, o governo e Ezequiel tem tudo para fazer os presidentes dos dois biênios, basta que Kléber e George ou a governadora Fátima Bezerra definam quem será o candidato do grupo. A divisão favorece a oposição. Tomba trabalha com a fratura na base do governo. Se vai ocorrer ou não, o tempo nos dirá.