INÉDITO
A sucessão 2026 no RN ainda de fato nem começou, mas já apresenta seus memes, sua caricatura com característica de ineditismo papangu. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ainda não oficializou sua pré-candidatura a governador, mas recebe apoios formais e até, imagine, sem ser candidato, já tem um candidato a vice.
PEDESTAL
Essa situação parece consolidar a imagem de arrogância política do prefeito Allyson Bezerra. Ele articula a candidatura, estimula declarações de apoio, aceita que um partido indique o futuro candidato a vice, mas permanece como se não tivesse feito nada, que tudo não passaria de um movimento espontâneo. Tudo encenação no teatro da eleição potiguar.
REALIDADE
De um experiente observador do mutante cenário político da terra do comedor de camarão: “Num disseram que o menino de Mossoró tava folgado, correndo solto na pré-campanha, como é que a turma dele tá doida perseguindo instituto de pesquisa? ”
DEFINIÇÃO
Com as três principais candidaturas possivelmente definidas com Allyson Bezerra, Álvaro Dias e Cadu Xavier, o candidato do PT leva grande desvantagem de seus adversários em relação aos principais colégios eleitorais do Estado.
ESPREMIDO
Álvaro Dias será candidato a governador com potencial no maior colégio eleitoral do RN e no maior do Seridó. O pai de Adjuto tem peso de largada em Natal e Caicó. Allyson Bezerra larga confortavelmente no segundo maior colégio eleitoral do RN. Ele sai muito bem de Mossoró. Já Cadu Xavier não tem colégio para largar e pode ser espremido pelos dois adversários. Pelo menos na largada.
IDEOLOGIA
Já no campo ideológico, o cenário é de polarização entre Álvaro, representante da direita e do bolsonarismo; com Cadu, que representa a esquerda e o lulismo. Allyson fica no centro, posição que pode lhe beneficiar ou prejudicar, de acordo com a temperatura da campanha. Se radicalizar o pleito com reflexo da disputa Lula x Bolsonaro, Allyson poderá ser espremido pelas duas forças mais potentes.
PONTO
Independente se foi por medo de rejeição eleitoral ou outro motivo, o fato é que o senador Rogério Marinho cresceu bastante no score do Serasa bolsonarista. Enquanto o filho de Valério desistia da candidatura no RN alegando ser motivado por um pedido de Jair Bolsonaro para ajudar na campanha do filho, o governador de São Paulo cancelava sua visita à Papudinha sem justificativa, provocando ódio na raiz bolsonarista.
DUPLICAÇÃO
Ministro Renan Filho, apesar da filiação ao MDB e da ligação com o vice-governador Walter Alves, deu a maior moral a Fátima Bezerra na solenidade de ordem de serviço da duplicação da 304. Ele simplesmente disse que Fátima é “mãe da obra de duplicação”. O carimbo positivo foi forte.
DEFESA
Durante o mesmo evento, coube ao deputado Fernando Mineiro defender o governo Fátima.
Segundo ele, o Estado não está falido e que Fátima vai deixar seu nome marcado na gestão potiguar.
PROFETA
Em 2024, enquanto Carlos Eduardo estava com altos índices de intenção de voto nas pesquisas para prefeito de Natal, o então prefeito Álvaro Dias ‘ousou’ profetizar que o favorito naquele momento sequer iria para o segundo turno. A profecia deu certo e o filho de Agnelo terminou em terceiro lugar.
PROFETA II
Em 2026, o profeta Álvaro Dias disse na Tribuna que o atual favorito, Allyson Bezerra, também vai ficar fora do segundo turno da eleição majoritária. Segundo ele, a disputa vai ser entre a direita e a esquerda, ou o próprio Álvaro contra Cadu Xavier. Será que a profecia do ídolo de Matheus Peres vai dar certo?

