ESTRATÉGIA
A pesquisa DataVero, divulgada na semana passada neste Diário do RN, trouxe várias situações que deixaram os principais nomes sem motivos para comemorar. Diante disso, a estratégia dos políticos foi silenciar.
LÍDER
O prefeito Allyson Bezerra, favorito ao pleito do próximo ano, lidera a corrida sucessória e venceria os adversários em todos os cenários. O problema é que ele não está como gostaria, com 40 ou 50 pontos. Ele lidera, mas sem gordura para queimar, alcançando menos de 30% de intenção de votos. Por isso, sua insatisfação com os números.
GOVERNO
O candidato do governo, Cadu Xavier, também não gostou dos números. Afinal, para quem acreditou que estaria em empate técnico com o líder, ficar em último lugar com menos de 5% não é um bom percentual.
OPOSIÇÃO
Senador Rogério Marinho também não ficou satisfeito com os números, pois gostaria de ficar próximo ao prefeito Allyson Bezerra, mas ficou empatado com os ex-prefeitos Carlos Eduardo, Álvaro Dias e também com a vereadora Thabatta Pimenta. Portanto, os números também não agradaram ao senador do PL.
SENADO
A pesquisa DataVero também desagradou a governadora Fátima Bezerra, que se animou com a possibilidade de ter empatado com o senador Styvenson Valentim, mas o ex-militar está com o dobro da irmã de Tetê.
SOMA
A situação da governadora Fátima Bezerra também se complica quando ocorre a soma do primeiro com o segundo voto e embaralha o cenário com Zenaide Maia, Álvaro Dias e Carlos Eduardo.
RETORNO
O ex-prefeito Carlos Eduardo, que estava praticamente fora do jogo majoritário de 2026, apresentou números consideráveis, haja vista que é isolado politicamente, não tem relação com as bases e vem de três derrotas consecutivas em pleitos majoritários. É a prova de que político não morre nas derrotas.
SURPRESA
Outro nome que surpreendeu foi o da vereadora Thabatta Pimenta, que pontuou bem para o governo do RN e também para a Câmara dos Deputados. Naturalmente que os partidos não trabalham com a possibilidade de emplacar Pimenta numa chapa majoritária, mas ela enriquece qualquer palanque, seja na majoritária ou na proporcional.
POSSE
Governadora Fátima Bezerra vai amanhã a Brasília participar da posse de Guilherme Boulos no ministério de Lula. A irmã de Tetê recebeu uma ligação do futuro ministro e garantiu presença na posse.
ARTICULAÇÃO
Marido da deputada Carla Dickson, ex-deputado Albert Dickson, é quem está na articulação política da campanha da esposa. Contatos com lideranças do interior e prefeitos têm sido feitos por Albert, que não vai disputar nenhum cargo na eleição do próximo ano.
AVALIAÇÃO
Deputado estadual Ubaldo Fernandes faz um trabalho forte de formiguinha no interior do Estado para garantir sua reeleição. Quando não recebe o apoio de prefeitos, Ubaldo mira em ex-prefeitos, vices e vereadores, que precisam mostrar força em suas bases e trabalham duro para fazer o voto aparecer.
DERROTA
A reunião de Lula com Trump foi um duro golpe no bolsonarismo, que trabalha para sabotar o Brasil. Sem pudor, eles trabalham e torcem para dar errado, postura típica de patriota fake, entreguista que trabalha contra seu próprio país.

