FILIAÇÃO
Ex-prefeito Álvaro Dias manteve encontro semana passada com senador Rogério Marinho e houve avanço nos entendimentos entre os dois políticos aliados, com convite de Rogério e receptividade de Álvaro para que o pai de Adjuto assine a ficha de filiação no PL.
AVANÇO
Havia especulação a respeito dessa possibilidade de filiação de Álvaro no PL. Mas não havia ainda ocorrido um encontro em que o tema foi efetivamente discutido. Essa reunião marcou uma nova etapa sobre esse assunto.
CANDIDATURAS
A filiação de Álvaro no PL seria uma prova de confiança na liderança de Rogério. Em relação às candidaturas, Rogério pode ser candidato a governador, com Álvaro e Styvenson no Senado.
Porém, se houver mudança em relação a Rogério, o candidato a governador seria Álvaro Dias.
DEFINIÇÃO
Essa foi a primeira conversa, de forma objetiva, que houve entre Rogério e Álvaro e a receptividade do ex-prefeito ao novo cenário foi grande. Porém, ambos devem manter publicamente as candidaturas ao governo, até definição final, que deve ocorrer até dezembro ou início de 2026.
POLARIZAÇÃO
Durante a reunião em Brasília, segundo Sherloquinho, Rogério mostrou a Álvaro que a polarização política nacional será reproduzida no RN e quem estiver na linha de frente de uma chapa majoritária no PL será beneficiado.
FUTURO
Rogério ou Álvaro, caso venham a ser sondados sobre essa possibilidade, talvez desconversem.
Mas é fato que o pai de Adjuto caminha para assinar ficha no PL e disputar o pleito de 2026 pelo partido de Rogério, Bolsonaro e Valdemar.
ROMBO
Apesar de comemorar os números nas pesquisas eleitorais, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, não tem muito o que comemorar em relação aos números oficiais das finanças de sua administração. O buraco é gigantesco.
DÍVIDAS
A gestão mossoroense tenta passar para o Estado um modelo de administração de sucesso.
Porém, quando os dados são detalhados, há furos que afundam qualquer imagem de bom gestor.
Certamente que isso será posto publicamente no futuro.
CANDIDATURA
Por falar em Allyson, a jornalista Anna Ruth Dantas, disse na 98 FM que uma fonte lhe assegurou que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teria garantido a um interlocutor que perguntou sobre a situação do RN, que o PSD vai apoiar a candidatura de Allyson ao governo potiguar.
ESTRATÉGIA
Fazendo campanha com força sem precisar se explicar ou sequer declarar que é candidato, Allyson surfa numa estratégia que está dando certo. Seu silêncio em relação à candidatura lhe permite decidir adiante por qualquer cenário sem ter que se desmentir sobre o que nunca disse.
ESTRADA
Governadora Fátima Bezerra fica empolgada toda vez que vai a Brasília e recebe notícia nova sobre a duplicação da BR 304. A obra será histórica e vai mexer com a geografia econômica do RN.
A questão é que não será concluída durante sua gestão e nem da do presidente Lula. No caso dele, se for reeleito, terá a possibilidade de contabilizar essa importante obra para o Estado.
POLÍTICA
A questão é que Fátima superdimensiona o efeito político da duplicação da BR 304. Ela chega a contabilizar como algo que pode ter efeito gigante na eleição de 2026. E não é bem assim.
EFEITO
Naturalmente que a duplicação da BR terá efeito político positivo para Lula. Fátima receberá o benefício por tabela. Porém, em 2026, durante a campanha eleitoral, podemos ter máquinas nas pistas que indicam obra em andamento, o que é insuficiente para contabilizar como grande capital eleitoral.

