SEM MUDANÇA
A eleição do próximo ano deverá ocorrer sem mudanças em relação ao número de vagas para deputado federal e estadual. Com isso, o RN vai às urnas para eleger 8 federais e 24 estaduais, como é atualmente.
PROJETOS
Havia muitos projetos em andamento para o caso do aumento de vagas de deputado federal. Sem haver mudança, algumas rotas de voos precisam ser refeitas, com reflexos na formação das nominatas de partidos importantes.
ESTADUAL
Um dos casos com maior repercussão em relação ao pleito de 2026 é a permanência do deputado Ezequiel Ferreira na disputa pela renovação do mandato. Com excelentes perspectivas e uma estrutura política considerável, Ezequiel não deverá ser candidato a deputado federal.
FEDERAL
Caso resolva ser candidato a deputado federal pelo MDB, Ezequiel será o candidato do governador Walter Alves e terá toda a estrutura política necessária para sua eleição. Porém, é o próprio presidente da Assembleia que avalia com racionalidade rigorosa que haveria riscos consideráveis no projeto de federal.
PLANO B
Caso Ezequiel resolva efetivamente ser candidato a reeleição, sua irmã, Milena Ferreira, poderá disputar uma cadeira de deputada federal pelo MDB.
DIFICULDADE
Quem observa a cena um pouco mais à distância chega a questionar porque Ezequiel não enfrenta a disputa para federal. O fato é que o presidente da Assembleia tem uma estrutura política gigante de lideranças em todo o Estado, mas todos comprometidos com sua reeleição. Para federal, Ezequiel teria que ‘atropelar’ alguns atuais parlamentares e forçar aliados a mudar de posição, situação que ele não quer que aconteça.
FEDERAL NO PV
A vereadora Thabatta Pimenta recebeu convite para ser candidata a deputada federal pelo PV e ficou toda ‘ouriçada’ com a possibilidade de disputar a cadeira pela Federação PV/PCdoB e PT.
ERRO
Erro político gritante o do PSOL de não abraçar a candidatura de Thabatta ao governo do RN. Carismática e defensora de pautas importantes, a vereadora tinha tudo para crescer junto ao eleitorado e pesquisas mostraram isso. As picuinhas internas dos partidos só prejudicam o crescimento das legendas.
ERRO II
Thabatta como candidata a governadora pelo PSOL, daria uma visibilidade que o partido nunca teve e a possibilidade de um palanque que poderia ajudar a eleger um deputado estadual pelo partido. Vai continuar nanico no aspecto eleitoral.
RETROVISOR
Ex-prefeito Carlos Eduardo volta aos gramados político-eleitorais de olho no pleito de 2026. O filho de Agnelo surpreendeu ao pontuar bem nas pesquisas para governador e senador. O discurso do retrovisor nesse momento, mirando no ex Álvaro Dias, não é interessante nesse momento de novos projetos.
BRASÍLIA
Governadora Fátima Bezerra esteve ontem em Brasília com o presidente Lula. A irmã de Tetê fica animadíssima quando está com o marido de Janja. Fátima precisa usar essa amizade com o presidente para conseguir recursos para seu governo. Vivenciar problemas básicos na saúde por falta de pagamento não é um bom marketing para nenhuma gestão.
INVERSÃO
Deputado General Girão gravou um vídeo na Praça dos Três Poderes indignado porque o mastro gigante da bandeira do Brasil estava apagado. Disse que isso era falta de respeito e até um crime.
INVERSÃO
Logo Girão achar uma bandeira apagada crime é uma piada. Ele aplaudia e até participou dos atos criminosos nas frentes dos quarteis pedindo a volta da ditadura militar. Logo ele, que defende anistia para os golpistas e votou pela PEC da Bandidagem. É risível.

