FATO NOVO
A pesquisa DataVero/Diário do RN traz uma algo que tem tudo para ser o fato novo da presente pré-campanha eleitoral. O nome do ex-prefeito Carlos Eduardo aparece bem tanto para governador quanto para senador. Pode se transformar no fato novo das articulações partidárias.
FORÇA
A pesquisa, realizada na primeira semana de setembro na Grande Natal, revela força do ex-prefeito Carlos Eduardo, o que termina surpreendendo, pois o filho de Agnelo era dado como ‘fora do jogo’ e seu nome não aparecia como possibilidade na chapa majoritária.
FUTURO
Com Carlos Eduardo empatado tecnicamente com Allyson Bezerra, o que o ex-prefeito vai fazer a partir de agora? Tentar se viabilizar como candidato do PSD? Ser vice de Allyson? Se filiar no MDB e tentar se viabilizar como candidato a governador apoiado por Walter e Fátima? O fato é que Carlos Eduardo está no jogo da sucessão 2026.
CENÁRIOS
O ex-prefeito de Natal aparece bem também quando seu nome é posto como candidato a senador.
Seria o segundo senador de Allyson, ao lado de Zenaide? Seria o segundo senador de Fátima, indicado pelo MDB? Ou retiraria a candidatura ao Senado para ser o governador do sistema governista com Cadu Xavier, indicado pelo PT, como candidato a vice?
DIFICULDADE
A pesquisa DataVero só reforça o que a história consolida, que não existe político morto. Você pode perder uma eleição ou até várias, mas pode ressurgir em outro cenário de forma positiva.
CAPITAL
A pesquisa DataVero publicada na edição de hoje deste Diário do RN, foi realizada nos principais municípios da Grande Natal, como São Gonçalo, Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, Macaíba e Natal. O Instituto também realizou levantamento para governador e senador somente na capital potiguar. A pesquisa foi feita no último final de semana e deverá ser divulgada nesta semana no Diário.
SURPRESA
O nome de Thabatta Pimenta também aparece muito forte como candidata ao Governo do RN. Seu percentual supera bastante o candidato do PT, Cadu Xavier e empata com o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias.
POSIÇÃO
Uma pergunta que não quer calar: Se Carlos Eduardo resolver ser candidato mesmo a governador, a senadora Zenaide Maia ficará com o filiado ao seu partido ou vai ficar contra sua própria legenda para votar em um nome de outro partido, no caso o de Allyson, do União Brasil?
CONFORTO
Senador Styvenson Valentim lidera a corrida para o Senado e tem certo conforto na posição; já Allyson não pode dizer o mesmo em relação ao favoritismo ao governo. Pelo menos na Grande Natal.