FORA
A entrevista do ex-prefeito Álvaro Dias a este Diário estabelece um divisor de águas no grupo da oposição. É a primeira vez que um dos integrantes do grupo liderado pelo senador Rogério Marinho fala que Allyson Bezerra está fora do grupo e deve caminhar por outra via.
EXCLUSÃO
Depois da posição de Allyson ao externar publicamente que ‘não solta a mão’ de Zenaide, o grupo de Rogério, Styvenson e Álvaro passou a omitir o nome de Allyson como alternativa da oposição. Agora, já não é mais omissão, trata-se de exclusão e desenha novo cenário da sucessão do próximo ano.
SALTO
O grupo liderado por Rogério é forte em capilaridade política e força eleitoral. Tem dezenas de prefeitos e lideranças em todo o Estado, além de partidos que reforçam o peso do grupo. Allyson poderia ser o candidato desse grupo, o que lhe daria um respaldo político que ele não tem hoje.
SALTO II
Allyson tem apelo eleitoral, mas não dispõe de respaldo político, o que pode lhe prejudicar durante a campanha eleitoral. O salto alto de hoje que o prefeito de Mossoró usa, foi usado recentemente pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. O resultado todo mundo já sabe.
CENÁRIO
O quadro atual estabelece um cenário de divisão na oposição. Uma chapa já está praticamente formada e terá o senador Rogério Marinho como candidato a governador, Styvenson Valentim e Álvaro Dias como os dois candidatos ao Senado. Essa chapa pode sofrer mudança caso Rogério seja alçado a um papel de protagonista no grupo bolsonarista na política nacional.
OPOSIÇÃO II
A oposição teria outra chapa a ser composta por Allyson Bezerra na condição de candidato a governador e Zenaide Maia tentando renovar seu mandato no Senado. A outra vaga fica aberta para composição com alguma legenda aliada.
GOVERNO
A chapa governista de hoje tem Cadu Xavier como candidato a governador e Fátima Bezerra na primeira vaga do Senado. A outra vaga vai depender das alianças e do cenário.
DESCONFORTO
A situação da senadora Zenaide Maia ao lado do prefeito Allyson Bezerra trará desconforto à mulher de Jaime Calado na campanha. Ela, apoiou os sete anos da gestão de Fátima e o marido ocupou secretaria. Como ela ficará ouvindo os discursos de Allyson contra Fátima.
DESCONFORTO II
Zenaide ficará calada, concordando com as críticas de seu candidato a governador? Vai defender o governo que defendeu o tempo todo e gerar desconforto a Allyson? Qualquer que seja a posição de Zenaide no palanque de Allyson, trará críticas a respeito de incoerência e até ingratidão.
FUTURO
Vice-governador Walter Alves já está tomando providências quanto ao futuro, quando deverá assumir o governo do RN. O filho de Garibaldi já conversou com o deputado Isnaldo Bulhões, do MDB de Alagoas, que será relator do orçamento da União para 2026.
PREOCUPAÇÃO
Walter está preocupado com as receitas federais que poderão vir para o RN no próximo ano. O objetivo é ter recurso suficiente para viabilizar sua gestão. A resposta do relator foi positiva para o filho de Garibaldi.
RELAÇÃO
Isnaldo Bulhões é amigo de Walter Alves, colega do MDB e já foram deputados juntos. Foi Isnaldo que veio ao RN para o encontro Garibaldi e Walter teriam com Lula e Fátima para fechar a chapa que levou Waltinho a ser vice da irmã de Tetê.